Substituição Penal

A teoria de expiação de que Deus perdoa baseado no sacrifício de Jesus em nosso lugar funciona apenas dentro do mundo isolado da teologia. Moralmente, não funciona - e o argumento moral é sempre o mais forte quando falando de Deus. Se quisermos obedecer as escrituras e perdoar os outros assim como nosso Pai celestial nos perdoou e ao mesmo tempo acreditar que para nos perdoar, o Pai precisou da morte de um inocente, estaremos bem perto da religião do sacrifício que Jesus destruiu. Na Substituição Penal, Deus precisou de morte para perdoar. Isso quer dizer que Deus não conseguiu fazer algo que eu e você fazemos todos os dias, perdoar sem prejudicar. Essa teoria não funciona mais e não condiz com o Deus que Jesus falou ser seu Pai, por favor, pare de pregá-la como se fosse o Evangelho. 

Ps.: Deus perdoa porque perdoa. Jesus morreu porque incomodou quem estava no poder. Sua morte não foi substituição, foi identificação e redenção. 

Guilherme Adriano

Comentários

Anônimo disse…
Querido Guilherme Adriano. É interessante o seu raciocino. Gostaria de entender melhor o seu pensamento sobre este assunto. No entanto, em Isaías 53 há a idéia da substuição; também 2 Coríntios 5:15; 1 Pedro 3:18 e outros.
Como ficamos com estes textos?
Grato
Olá. Sim, seria um prazer conversar com você e explicar de onde vem minha ortodoxia e como leio esses versos (christus victor, Irineu de Leão e os primeiros pais da igreja). Você pode me achar no Facebook, Guilherme Adriano. Conversamos a partir de lá. Também posso ser encontrado pelo Skype Teacher Guilherme Adriano.
Luca disse…
O nosso Jesus mais prático e um Deus menos místico. Eu sempre tive essas dúvidas e ainda as carrego. Hoje em dia faço de Deus um ser bem mais real que místico, parando com essa história que ele é este ser irreal que todos pregam por aí. Nada contradiz seus ensinamentos, só a nossa incapacidade de compreender essas coisas tão grandes.