Qual é a Vontade de Deus para Minha Vida?

A vontade de Deus certamente não é que você imponha a vontade de Deus àqueles que não se importam com a vontade de Deus. Ele não quer ninguém enfiando vontade de Deus goela abaixo de ninguém. Se essa tal de vontade envolve conformar alguém ao que você acha ser a vontade de Deus, creia-me quando digo que você já sabe o que não é a vontade de Deus. As vontades divinas são normas e leis para você, nunca para os outros. 


Mas vamos ser honestos: não sabemos. Não sei qual é a vontade de Deus e você provavelmente também não sabe. Especulamos a partir de interpretações das escrituras, mas não sabemos. Pelo menos não as especificidades dela, claro. No geral, todos sabem - e quando falo todos, quero dizer até não-cristãos - que devem amar família, amigos e inimigos. Sim, sabemos que a vontade de Deus involve muito amor porque é disso que Jesus falou o tempo todo. Não dá para se identificar como cristão e tentar escapar do dever de amar especialmente aqueles de quem você não gosta nem um pouco. Então uma coisa podemos dizer a respeito da vontade divina: se ainda existe um grupo de pessoas a quem você não dá a mínima, transborda de preconceito ou se julga superior, adivinha qual é a vontade de Deus para sua vida? Vou dar umas dicas. Não, não é orar pela vida deles. Não, não é presenteá-los com um livro cristão. Não é corrente e também não é convidá-los à igreja. 


O primeiro passo para entender as especificidades da vontade de Deus para sua vida começa pondo em prática a Sua vontade genérica do amor. Não adianta gastar horas de joelho pedindo o que Deus quer da sua vida ou o que Ele tem planejado se você não consegue amar quem você odeia. Pense assim: não adianta levantar a mão e perguntar para o teacher quando se usa Present Perfect se ainda não entendeu Present Simple. Primeiro I lost everything, depois I've lost everything. Da mesma forma, primeiro aprendemos a ser gente, a tolerar, respeitar, amar, cuidar e depois talvez Deus diz o que Ele quer de nós. 

Se me permitem digredir um pouco, acabei de lembrar da náusea e gosto amargo que sentia quando, dirigindo por Blumenau e região, lia anúncios e convites de igrejas dizendo que Deus tinha um plano, uma promessa e uma vontade maravilhosa para minha vida. Que nojo! Nojo porque é mentira. É marketing. O que essas igrejas estavam dizendo, na verdade, era que elas tinham cargos e precisavam de jovens para tocar guitarra, falar em reuniões, evangelizar nas ruas, etc. Nada de Deus nisso aí, só marketing. Convenientemente, o plano maravilhoso de Deus para esses jovens era o "privilégio" de participar com dízimos, ofertas e serviços ao ministério. Desde cedo, frequentei muita igreja evangélica e o repertório de iniciação sempre foi o mesmo: Deus quer usar seus talentos para o crescimento da obra. Por favor, não estou dizendo que isso não possa ser verdade, apenas que esse é o marketing oficial para ludibriar jovens à igreja. Mas sempre achei pertinente como a vontade divina ia de encontro às necessidades da denominação. E esse ainda era o lado Jedi da promessa! Já o Lado Negro da coisa toda começava quando investimentos (sementes!) eram pedidos como sacrifício e prova de lealdade. Tenho colegas que chegaram a doar milhares de reais para receber as promessas e o plano da vontade de Deus. Leitores, estamos em 2017, isso não precisa mais acontecer. Vimos o Macedo no youtube e Malafaia e Valdemiro na TV. Já passamos por isso, não precisamos mais acreditar nesse marketing de vontade divina. 

Vamos entender uma coisa, Deus não tem promessas maravilhosas e planos para sua vida, ponto. E se tiver (se!), você não vai precisar pagar ou escalar o Everest para descobri-la. Quando começar a ser seduzido por ideias assim, lembre-se de que Jesus prometeu sofrimento a seus seguidores e que todos aqueles a quem Deus prometeu algo, no Antigo Testamento, morreram de maneiras terríveis. Quer promessas? Jesus fez algumas no sermão do monte, só não sei se elas são tão maravilhosas assim para você. 

Se Deus tem uma vontade para você, tenha certeza que ela é a mesma para todos. Provavelmente, Deus não se importa se você vai ser médico, professor ou padeiro, o que Ele quer é que você seja gente como gente deve ser. Gente como Jesus foi é a vontade de Deus de acordo com o Novo Testamento. Todo aquele papo de nascer de novo, ser nova criatura e se vestir com Cristo é a maneira de um judeu do primeiro século de dizer "seja como Jesus foi." E isso porque a essência do Evangelho de Jesus é viver certo (ortopraxis) e não crer certo (ortodoxia) - veja como sou ecumênico, acabei de unir protestantes e católicos em discordância do que escrevi. 

Acho que Paulo responderia algo assim: a vontade de Deus para a vida do cristão é que ele pare de correr atrás da vontade de Deus e comece a ser como o Mestre. 

Guilherme Adriano


Comentários