Devemos Perdoar 70x7

Só posso falar de perdão a partir da minha experiência com ele. O que falo do perdão é o que consigo fazer com ele. Começo concordando com Ariovaldo, perdoar é literalmente perder e doar: perco meu direito de retribuir e doo amor (pelo menos é isso que a gente sente tendo que perdoar). Em minha vida, até então, também descobri que perdoar não é esquecer – nada novo. Apesar de não ter sido muito machucado, sofri umas perdas que doeram fundo. Quando orava para ter o poder de perdoar (creia-me, não é nada natural perdoar!) pensei que a lembrança dolorosa desapareceria ou pelo menos deixaria de ser dolorosa. Errei nas duas cogitações. Ainda lembro e ainda dói. Claro, não sou mais impelido a cada minuto a lembrar com ressentimento como era no começo, mas de vez em quando sinto saudades dele e deles.  Não oro mais para esquecer, mas para perdoar. Aliás, começo a pensar que perdoar é exatamente olhar para aquilo que não consigo esquecer e dizer “vou amar apesar da lembrança”, e assim, curando o lado culpado, ser também curado. Perdoar não desfez meu passado, mas deu outros olhos para encará-lo. Minha vida (e a de outros envolvidos) continuou não porque esquecemos ou porque não dói mais ou nem porque aprendemos a viver sem, mas porque perdoamos. E acho que isso não tem nada a ver com não querer que a pessoa se ferre. Eu quis que a pessoa se ferrasse muito (ah, sr. madruga, estavas certo!). Mas, em oração, abri mão do direito de desejar isso e orei para o bem-estar dela. Também acho que perdão nem sempre traz reconciliação entre as partes machucadas (apesar de esses temas estarem ligados no NT), mas abre o coração de ambas para reconciliação com Deus, e Deus, que é Deus, faz essa reconciliação entre as partes machucadas quando Ele achar oportuno – se Ele achar oportuno. Bom, sei que na fé cristã entender, definir ou explicar o que é perdão não é normativo, mas perdoar é, e isso tem a ver com uma disposição da vontade (do coração), e não uma postura do entendimento (da mente). Enfim, como puderam perceber, cristãos nem sempre vão saber dizer exatamente o que ou como é perdoar, mas eles vão saber fazê-lo muito bem, e isso basta – e se não conseguirem, cuidado, talvez sejam apenas joio.  

Guilherme Adriano

Invejo este cristão: 

Comentários

Anônimo disse…
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Lucas 17:3-4
E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados".
Marcos 11:25-26

O perdão é algo divino, o arrependimento do cristão também. O pecado não mostra o real caráter do cristão, pois o pecado pode surgir pela dor do cristão (afinal, ainda sendo cristãos, somos humanos). Já o arrependimento, sim, é essa a essência do bom coração de quem aceitou Jesus como líder de sua vida. Ninguém disse que, sendo cristãos, é impossível pecar e sentir-se inseguro quanto às decisões que tomamos na vida. Mas Deus disse que existe o arrependimento e, então, o perdão. Ambos dádivas do Espírito Santo.

Deus abençoe.