Devemos Tolerar os Hereges?

A verdade é revelada pelo Pai, conhecida no Filho e vivida através do Espírito. A verdade torna-se possível com o Pai, alcançável com o Filho e praticável com o Espírito. Se isolarmos Deus de sua unidade tripla, sobra-nos filosofia e religião apenas: Crer no Pai todo deísta faz. Admirar o Filho todo religioso faz. Contatar o Espírito todo místico tenta. Já amar, submeter-se  e dar ouvidos ao Pai, Filho e Espírito, só quem ama Deus de todo coração faz. Ainda não entendo direito - e nunca vou - esse papo de trindade, mas vejo o quão incrível é sua movimentação ao longo dos textos bíblicos! Eles é Ele e Ele é Eles (?)

Apesar de já ter namorado um monoteísmo unicista, não consigo fugir do fato de que Jesus falou do Pai e do Espírito como pessoas separadas e de que os três são chamados de Deus no Novo Testamento. Três seres distintos que são chamados de Deus e afirmando que há somente um Deus (?). Não entendo, mas confio. Não preciso entender, preciso amar. Se conseguisse entender certamente não seria Deus. Se Deus pedisse de nós um entendimento teológico das distinções trinitárias e sua dinâmica, certamente ninguém se salvaria. Nem sequer acredito que acreditar na doutrina da trindade seja necessário à salvação - sei, ando em campos perigosos aos olhos dos ortodoxos, ui, mêda!

Se entender, concordar e professar a trindade como formulada pelos credos fosse necessário à salvação, não seria mais por fé, mas por intelecto que a salvação seria alcançada. Fé não entende, confia. Muitos confiam e amam a Deus sem entendê-lo, muitos que recusam a trindade aliás. Estão salvos, não há dúvidas. Não consigo imaginar Deus barrando minha avó aos portões do céu e pedindo, "Então, Luzia, minha natureza é tripla ou única?", "única!", responde ela, e então Deus com pesar de coração diz, "Hmmm...desculpa, inferno para você, é tripla e única ao mesmo tempo! Você não acreditou da maneira certa; você teve fé, mas não fé ortodoxa." 

Pouco me importo o que dizem os ortodoxos a respeito de quem está salvo e quem está perdido; pouco me importo o que dizem sobre meu liberalismo teológico e minha tolerância à heresia. O que importa é o que as Escrituras dizem a meu respeito, e com elas estou seguro. Eles, os ortodoxos - ou pelo menos os que assim se acham -, são os mais hereges quando matam, excomungam, maltratam e menosprezam em nome da ortodoxia cristã - você consegue imaginar quão legalista e coitado é o cristão que crê que Deus só salva quem tem as opiniões e ideias certas a Seu respeito? Hoje entendo que é por isso que são tão chatos tentando enfiar doutrina goela a baixo para que concordemos com suas opiniões, eles acreditam que só concordando com suas determinadas visões teológicas e filosóficas é que podemos ser salvos. 

Eles creem, na prática, que Deus é um professor de seminário que só admite no céu quem passa em Seu vestibular divino e soteriológico. 

A natureza e dinâmica de Deus como revelada na Bíblia é um mistério e um assunto muito rico e profundo. Graças a Deus que entendê-lo não é pré-requisito à salvação. Irmãos trinitários, amem os unicistas e não trinitários, muitos deles são de fato irmãozinhos amados do Pai e terão sua herança conosco no céu.

Com respeito ao entender Deus, somos todos hereges, queridos, todos. À teologia, sejamos mais meninos especulando e brincando de catalogar. Ao caráter e amor, sejamos homens que dão a vida pelo Senhor e pelos irmãos. 

Amém

Guilherme Adriano

Comentários