Tutorial: como não ser feio sendo feio

A beleza física encanta por um tempo, a virtude mantém a pessoa encantada. Beleza física é como um ímã, atrai. Virtude é como superbonder, gruda tão bem que mesmo quando ímãs mais atraentes passam perto, ela não deixa desgrudar.

É claro que você, Vinicius de Moraes, está certo, a beleza é importante sim. Dos cristãos, acho que só alguns pentecostais ‘do fogo’ diriam que aparência não importa mesmo, e só o que importa é virtude. Isso é besteira. Se fosse assim, Deus teria criado almas desencarnadas e não pessoas com pernas, bunda e rosto. Porém, apesar de ser importante, a aparência não é o mais importante – pelo menos não para um relacionamento gostoso. Para umazinha, uns amassos e afins, só o que conta é a casca mesmo, mas para se ter um relacionamento gostoso, confortante e que nutra sentimentos, aparência é importante e virtude é essencial. Dá pra ser amado, desejado e feliz sendo feio, mas não dá sendo canalha.

Olha, já conversei com mulheres que fizeram seus anos de academia e embelezamento desaparecer depois de cinco minutos de conversa. Assim também como já passei a olhar outras, consideradas feias, com outros olhos depois de conhecê-las. Não quero soar preconceituoso nem insensível, mas não tem como falar disso e não parecer. Não estou defendendo a tese de que a beleza está nos olhos de quem vê, pois se sabe que há padrões estéticos universalmente considerados belos. Contudo, dá para ser feio e atraente, mas não dá pra ser canalha e bonito por muito tempo. Para exemplificar, diga-me, quem nunca comeu comida muito cara e muito linda que tinha gosto de pé suado? E quem nunca comeu comida feia e duvidosa – na casa da vovó – que era a melhor coisa do mundo? Pois é.

Pense assim: fatalmente, todos ficarão insuportavelmente feios e fedidos com a idade, mas nem todos serão percebidos assim. Eu diria que a beleza interna transforma (até certa medida) a externa, e a feiura interna destrói (completamente) a beleza externa.  

Também penso que só se conhece alguém de verdade depois de ver a pessoa se arrependendo, orando de todo coração ou com muita raiva. Nessas situações, eu, pelo menos, consigo ver o sapo virando princesa ou a deusa grega virando dragão.  


Maninhos e maninhas, vamos investir no superbonder também, porque de ímã atraente o mundo está cheio.

N'Ele que tudo gruda e ensina a enxergar. 

Guilherme Adriano 

Comentários

Luca disse…
Muito bom!