Cada Palavra Uma Vida


Um momento muito desgraçado em minha vida, mas em que gostaria de abençoar alguém, se possível, com o que consigo aprender daquilo que me acontece.

Palavras têm poder, já escrevi sobre isso (click!). Claro que tem, mas não o poder mágico que muitos crentes imaginam de que o simples pronunciar é profetizar e atrair. Palavras não têm poder místico, têm poder espiritual. Isso quer dizer que seu poder não está na verbalização, mas no efeito que tem na alma. Poder místico é o que vemos em Harry Potter, poder espiritual é o que vemos em Jesus. Quando dizemos que o nome de Jesus tem poder, não estamos dizendo que o vocábulo ‘Jesus’ carrega um poder místico, mas que o que ‘Jesus’ significa tem o poder de mudar o rumo da história. O poder espiritual das palavras é o poder de mudar o rumo do espírito e a disposição da alma. Um ‘eu te amo’, ‘eu te perdoo’ tem o poder de mudar a vida da pessoa.

Palavras têm poder, ou seja, elas podem. Podem muito. Já tive gente me dizendo que preferia ter levado um soco a ouvir certas palavras. Concordei com a pessoa, também prefiro levar soco a ouvir certas palavras. Sabe, um soco dói muito, quem já levou sabe, mas uma palavra dói mais. Um soco deixa o corpo roxo, mas passa em uns dias. Uma palavra não, essas desgraçadas ficam socando a alma enquanto há lembrança delas, e o roxo que lá deixam é quase que permanente.  Cada palavra que pronunciamos a quem amamos – ou odiamos – é uma figurinha que colamos no seu coração. Fico pensando em que tipo de álbum de figurinhas tenho feito no coração de quem amo.

A bíblia ensina que é a palavra que leva a perdição ao mundo e o mundo à perdição; é a palavra de falsidade e fofoca que Deus abomina; é a mentira que faz o homem filho do diabo; é o sim que não é sim e o não que não é não que Jesus disse virem direto do coração do inimigo; é o que sai da boca que contamina o homem; é a língua que põe fogo à alma; é a fofoca que espalha a semente da discórdia em corações; é a mentira pronunciada que levou o homem ao pecado.

Cada palavra que dizemos ao outro é como um alicerce sobre o qual aquela pessoa vai construir sua vida. Meus amigos dizem que me amam, e nessa afirmação é que planejo minha vida e tomo minhas decisões. Se por acaso algum desses retirar o que disse, tudo que estava construído ali em cima desmorona. Em cima de ‘conta comigo’ e ‘eu te amo’ de amigos é que construímos nossa autoestima e vida emocional, e se por ventura, não pudermos deveras contar com quem disse ‘conta comigo’, prepare-se para um grande desmoronamento interno e muita dor.

Imagine que cada ‘confia em mim’ é um tapete sob o qual colocamos nossa mobília. Se a pessoa que lhe deu esses ‘confia em mim’ não puder ser confiada e retirar seus ‘confia em mim’, vai ter muito tapete puxado, mobília revirada e bagunça na sua casa.

Esse fim de semana, conforme revirava minhas fotos de aniversário de 18 a 26, percebi quantas amizades e relacionamentos destruídos por causa de palavras. Parece até maldição da minha parte, a cada dois aniversários um pessoal com quem meu relacionamento está destruído; a cada 2 aniversários perco uma porção preciosa de pessoas. Nas fotos de meu aniversário de 20 anos, há pessoas que não suportam – e até odeiam – pessoas que estão na foto de meu aniversário de 22, que por sua vez não podem nem sentir o cheiro de outras que estão na foto do aniversário de 25. E tudo por ‘eu te amo’ equivocados, ‘confia em mim’ não cumpridos, ‘me perdoe’ não sinceros, ‘eu te perdoo’ falsos, ‘eu prometo’ não cumpridos, ‘pra sempre’ momentâneos, enfim, palavras – figurinhas, alicerces e tapetes – arrancadas de corações em que foram prometidas estadia. Que dor horrorosa a de olhar para suas fotos e perceber que a cada tantos anos se perde alguém amado, e tudo por palavras.

Família, amigos, leitores, por favor, quando disserem sim, que seja sim, quando disserem não, que seja não. Pensem bem antes de afirmar e prometer algo, pois a vida de uma pessoa pode depender do que sair de sua boca.  

n’Ele que tudo perdoa e tudo pode reconstruir, amém. 

Comentários