Caralho Que Mina!

Incrível! Simples e incrivelmente bizarro observar o comportamento dos jovens em um campus de faculdade. E não falo de nossos jovens, dessa geração, como se fosse algo novo a insanidade jovial, mas falo da juventude desencaminhada que sempre existiu, como a de que já Sócrates falou, “os jovens de hoje [...] são mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos e passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, [...]. Apressam-se a ir para a mesa e comem [...], cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres.” (470-399 A.C.)

Dinesh D’Souza comentou que a juventude é uma insanidade temporal. O escritor de Eclesiastes nos adverte a buscar o Senhor enquanto ainda jovem, imagino que seja não apenas pela velhice ser o tempo de remoer e usufruir daquilo que se cultiva durante a juventude, mas também porque a juventude sem o Senhor, pra mim, é o mesmo que correr pelado e de olhos fechados em um jardim de cactos: uma péssima ideia!

Estou sentado à escadaria principal da Furb esperando por minha namorada, e o que presencio seria motivo de risadas se não fosse de tristeza. Conforme meninas semivestidas descem as escadas, rapazes que só conhecem aparelhos de academia que malham torso e braços fumam, modulam a voz para fazer comentários repletos de linguagem chula, que ilusoriamente lhes atribua um quê de virilidade, e enrijecem a musculatura conforme as garotas passam rebolando. Quão horrível é ver seus olhos, rostos e corpos fitando a anatomia das meninas, que obviamente se sentem um máximo com toda a atenção, infelizmente. Que terrível é pensar que poderiam estar olhando para minha esposa, pior, minha filha! Quão abominável é ver esses animais irracionais (2 Pedro 2:12), abusar de uma mulher com os olhos! É simplesmente horrível prestar atenção aos olhos de um homem que contempla com lascívia o corpo de uma mulher. A Bíblia descreve tal pecado de olhos errantes. Olhos errantes. Olhos que erram! Uma vez um colega me disse que olhar não tira pedaço, e é verdade. Não tira mesmo. Mas tira dignidade, o que é pior. Sem pedaço alguém pode ainda viver, mas sem dignidade não. Jesus disse que o corpo e a alma ficam conforme aquilo que pelos olhos entram: se teus olhos forem bons, todo teu corpo será bom, se teus olhos forem maus, todo teu corpo será tenebroso. E se o que entrar pelos teus olhos for escuridão, quão terrível será tua alma! (Mateus 6:22-23). Se sensualidade é o que contemplo, lascivo e animalesco será meu coração – como um cachorro no cio. Se sangue, criativamente diabólico. Se trivialidade, profundamente banal. Aquilo que contemplo com os olhos dá o tom daquilo que contemplo com o coração. O jovem, quando se entrega aos instintos animalescos e à lascívia do coração caído, se torna não igual a um animal, mas pior, pois o animal age por instinto porque não tem outra opção, o homem age por instinto porque escolhe, assim desgraçando a natureza humana e zombando da animal.

Entendo que, como Jesus falou, é preferível entrar cego ao entrar com olhos maus no reino (Mateus 5)

Guilherme Adriano

Comentários

Davi Gomes Barbosa disse…
Meu irmão, veja o que a Bíblia nos ensina sobre apontar o erro dos outros.

Forte abraço!

Matthew 7:1-5 ESV

“Judge not, that you be not judged. For with the judgment you pronounce you will be judged, and with the measure you use it will be measured to you. Why do you see the speck that is in your brother's eye, but do not notice the log that is in your own eye? Or how can you say to your brother, ‘Let me take the speck out of your eye,’ when there is the log in your own eye? You hypocrite, first take the log out of your own eye, and then you will see clearly to take the speck out of your brother's eye.
Estás dizendo que não devo apontar os erros dos outros porque apontar os erros dos outros é um erro. Logo, porque apontas meus erros também?

Se apontar erros é pecado, Jesus, Paulo e Pedro, a quem me refiro no texto, erraram. Não, irmão, eu amo, por isso aponto o erro e o pecado de quem amo para que se livrem dele, assim como espero que façam o mesmo comigo.

Sentir-se superior por assim fazer é diferente do que fazer para buscar melhora moral. Deus abençoe.

Davi G. Barbosa disse…
Querido irmão, esse pedaço:

"Estás dizendo que não devo apontar os erros dos outros porque apontar os erros dos outros é um erro. Logo, porque apontas meus erros também?"


Não concorda com esse:

"Se apontar erros é pecado, Jesus, Paulo e Pedro, a quem me refiro no texto, erraram. Não, irmão, eu amo, por isso aponto o erro e o pecado de quem amo para que se livrem dele, assim como espero que façam o mesmo comigo. "

Qual sua opinião, afinal?
Não faz sentido vc atacar com as duas posições possíveis nessa discussão.


Mas de qualquer forma, alguém errou.
Em quem você aposta? São Mateus ou Jesus Cristo?

E com quem temos que falar pra consertar isso na bíblia?

Deus abençoe.
Davi.
"Não faz sentido vc atacar com as duas posições possíveis nessa discussão" - Não ataco as duas posições, mas demonstro que quando você me julga por julgar, estás refutando sua própria posição. Quem crê que não se deve julgar, não julga. O Novo Testamento nos manda julgar pelos frutos, julgar todas as coisas e reter o que é bom. A questão não é julgar ou não, mas como julgar. Jesus ensinou como fazer ambos.

Deus abençoe, querido.
"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." - Jesus.