O País do Futebol




Torturar um ser humano por dias até que morra, queimar livros, perseguir quem pensa diferente e guerrear em nome de Deus, mas o que leva alguém a fazer tais coisas? O mesmo que levou esses aí do vídeo a torturar e matar pelo futebol: idolatria. A cabeça do idólatra funciona mais ou menos assim: mato por Deus! Já a do cristão funciona mais ou menos assim: morro por Deus! É por isso que o primeiro mandamento é o de não ter outros deuses diante de si, pois qualquer outro deus é apenas um ídolo, e para defender o ídolo, faz-se de tudo. Quando falo de outros deuses, não falo apenas de outras entidades religiosas, mas qualquer coisa. Qualquer coisa é o deus do idólatra. Quando pensamos em idolatria, naturalmente, por sermos brasileiros, lembramo-nos da idolatria vinculada à religiosidade (devoção a estátuas, anjos, espíritos e entidades etc.). Mas qualquer coisa pode ser seu deus, seu ídolo. Por exemplo, Silvio Santos é o deus de muitos brasileiros; a ele muitos dão a honra, o prestígio e os ouvidos que deveriam ser dados a Deus somente. Ora, não se diz lá fora que somos o país do futebol? Então esqueça São Jorge, Virgem Maria, São Francisco e outros, e comece a pensar em termos de Neymar, Pelé, Flamengo, Coríntias e outros.

Esses diabos aí do vídeo são como os diabos inquisidores, como os diabos dos nazistas, como os diabos dos comunistas, matam para honrar um ídolo. Quer entender a cabeça de um torturador dominicano, de um reformador assassino ou de um nazista antissemita? Simples, assista ao vídeo novamente. O zelo odioso desses torcedores é a manifestação da devoção idolátrica, que estava também nos inquisidores, reformadores, nazistas e comunistas. É sempre assim, ponha algo no lugar que a Deus pertence e espere o pecado, violência e morte.

O irônico é que, essa gente, enquanto condena a crueldade dos regimes que citei acima, age de igual forma no tocante a suas próprias convicções. Toque no ídolo de alguém e veja seu verdadeiro caráter!

Os crimes do nazismo, do comunismo, da inquisição e da reforma, para citar alguns, foram considerados crimes contra a humanidade, e se hoje fossem cometidos, em muitos lugares do mundo receberiam pena capital (muerte!) E esses aí? E esses crimes aí desses torcedores? Não foram crimes contra a humanidade? Por acaso não pudemos ver ódio em cada movimento e olhar? Não pudemos ver o mesmo fanatismo que levou o mundo à guerra tantas vezes? Pudemos, é claro que pudemos!

Então veja, não é o futebol, é o homem e sua idolatria, pois se até das palavras de Jesus criaram ídolos para os quais sacrificaram hereges, quanto mais de um esporte qualquer. Se em nome do Deus do amor matam, em nome do que não matariam?  

Guilherme Adriano


Comentários