Responsabilidade e Amadurecimento


Não poderia ter responsabilidade sem antes ter responsabilidades. Responsabilidade é a capacidade de se lidar com responsabilidades, ou seja, sem essas não conseguiria aquela, e são aquelas que me trazem essa. Também não é a idade que a traz, mas a experiência, e essa nem sempre está sujeita ao tempo, é possível ganhar muita experiência em pouquíssimo tempo, tudo vai depender, por exemplo, da intensidade com a qual estiver envolvido em alguma tragédia e a maneira como lidas com ela.

Ninguém permanece o mesmo depois de uma tragédia, seja essa grande ou pequena. Cada tragédia, briga, decepção, etc., ou nos afasta de Deus ou nos aproxima de Deus. Tragédias não se entendem, elas, por definição, são acidentes. Acidente não é planejado, e, portanto, por mais que possua explicação, essa nunca será satisfatória. Então temos duas opções: ou nos afastamos de Deus por não conseguirmos tirar d’Ele alguma satisfação e, fazendo isso, permanecemos sem resposta, ou nos aproximamos de Deus apesar de não obtermos resposta alguma. 

Com ou sem Deus, para as tragédias dessa vida não teremos resposta. Certas coisas acontecem porque acontecem! Ponto! Não foi a vontade de Deus nem a do diabo nem a nossa, foi o acaso! Sei que certos cristãos têm uma dificuldade – não, mais até, uma incapacidade – de aceitar o acaso. Para uns, tudo deve ser a vontade de Deus, e para justificar sua preciosa teologia muitos teólogos transformam Deus num monstro sádico que predetermina cada pecado que cometemos (sim, e vocês ficariam surpresos em saber quem disse isso!), enquanto outros, devido a uma obsessão doentia pelo diabo, atribuem tudo de ruim a ele. O que houve com o “não sei!”? Jesus não nos mandou ter todas as respostas, mas nos mandou ser a resposta. Entendes a diferença?Não tenho as respostas para muitos sofrimentos, mas posso ser a resposta para eles. E em meio a tragédias assim, como dizia antes, ou nos afastamos de Deus em amargura e rebeldia ou nos aproximamos de Deus em humildade e confiança. 

A cada desgraça que acontece em nossas vidas nos tornamos mais ou menos responsáveis. Responsabilidade vem com experiência, experiência não vem com o tempo, e sim com uma vida bem vivida. Conheço gente de idade que não é experiente e gente experiente que não é de idade.

Com a responsabilidade, vem o amadurecimento. Uma vez me disseram que precisava ser mais maduro. Mas o que é ser maduro? Acho que sei! Uma fruta quando está madura está pronta para ser retirada da árvore e consumida. Se essa é a lógica da maturidade na natureza, então deve ser essa nos homens também. Um homem maduro deve ser aquele que, desligando-se de onde cresceu, pode alimentar o mundo com seus frutos e sementes. Se uma fruta madura é uma fruta pronta para ser consumida, então um homem maduro é um homem pronto para servir de sustento para outro alguém (seja financeiro, emocional ou espiritual).  

Creio que ser responsável e maduro não tem tanto a ver com Cronos como com Kairós, i.e., não com o decorrer do tempo cronológico e o amadurecimento biológico tanto como o decorrer do tempo de Deus e o crescer no Espírito.

Se sou responsável e maduro, não sei, mas Deus sabe, e isso basta. Enquanto eu acho e os outros presumem, Deus conhece. Então que bom, deixa nas mãos d’Ele e segue em frente crendo e vivendo, pois no final, é a fé que sustenta tudo, tanto para o crente quanto para o descrente, todos nós vivemos por fé.  

Guilherme Adriano

Comentários