Sacerdócio Cristão


O tédio é uma das armas de persuasão mais poderosas: basta umas horinhas de tédio para seus princípios de não assistir à programação da Record começarem a tremer na base. O tédio é poderoso! Foi ele que deu luz à filosofia existencialista. Foi por tédio que muitos artistas criaram obras primas. Foi o tédio que levou pessoas a saírem em busca de novos mundos. Foi o tédio que levou Salomão a escrever Eclesiastes, um dos escritos mais profundo da Bíblia. Também foi o tédio que me corroeu a estamina e me fez assistir a um culto da igreja universal às 3 da manhã nesse final de ano. Sim, sim, eu sei, todos sabem que a universal isso e a universal aquilo; todo mundo já sabe a palhaçada que acontece lá dentro. Estamos cansados de saber que o Macedo está sem crédito até dentro do rebanho dele. Conversar sobre a banalização do Evangelho já é banal. Mas será que essa gente não conhece a palavra limite? Mas como são criativos! 

A falta de interesse no estudo bíblico é alarmante nessas congregações - mas não as culpo diretamente. O neopentecostal muitas vezes acaba sendo um grande ignorante da Palavra. Esse não vê o estudo como algo importante e até acaba achando teologia uma prática carnal. Comete suicídio intelectual quando cita que a letra mata como desculpa para não estudar. A vida em comunidade que dá vida aos estudos acaba sendo substituída por festas (que chamam de louvores), obscurantismo (que chamam de mistério), devaneios (que chamam de curas), catarses (que chamam de exorcismo) e placebos à espiritualidade saudável que Jesus ofereceu. O movimento neopentecostal não sobrevive ao estudo. 

Quero tentar uma abordagem não-teológica para desmascarar essa cultura religiosa. Na verdade, desmascarar não é a palavra exata, pois essa gente já está sem máscara, sem calças, sem dinheiro na cueca, sem vergonha, sem crédito e sem Deus. Mas deixe eu explicar como acredito que se deu sua ascensão e popularidade.

Apesar de discordar em muito do Nicodemus, acho que ele acertou na mosca quando disse que a alma dos evangélicos brasileiros é católica. Ele diz que os evangélicos nunca conseguiram se livrar completamente da herança religiosa que o catolicismo deixou no país. Consequentemente, tem-se importado ao evangelicalismo elementos essenciais do catolicismo romano: o gosto por bispos e apóstolos e a ideia de que pastores são mediadores entre o povo e Deus. Isso explica a facilidade que pregadores da prosperidade tem em fazer discípulos. Apela-se à mentalidade já formada impondo-se como ungido de autoridade e de poder de cura, e assim se cai nas graças do povo, que acaba por cultuar a personalidade do ungido. 

Há quem adore pau e pedra e há quem adore carne e osso, mas é tudo farinho do mesmo saco de idolatria. 

Agora somemos isso ao fato de o século XX ter sido o século do culto à personalidade e começamos a entender a popularidade dos televengelista$.  

As revoluções culturais ocorridas ao longo do século passado foram essenciais para o sucesso dos pastores neopentecostais. As histerias coletivas causadas por Elvis Presley e os Beatles geraram, nos Estados Unidos e na Europa, uma cultura pop de idolatria à personalidade não vista há muito e que mais tarde seria exportada para o mundo todo. Meninas queriam tocá-los a todo custo. Cabelos, roupas, trejeitos e linguajar eram copiados por rapazes. Logo nas décadas seguintes (final de 1960 e 1970) o movimento todo se intensificou com os hippies. Multidões de jovens se reuniam para ver seus ídolos rebolando, cantando, pulando e pregando suas filosofias de vida. Esse adestramento colaborou para a aceitação e popularização dos pastores de reavivamentos americanos (pesquise Marjoe Gortner).

Marjoe foi um desses pregadores do fogo! Falava em línguas, pulava, gritava aleluia incessantemente, exclamava o quão real Deus se fazia onde ele o pregava, derrubava fieis na unção, vendia amuletos ungidos, arrecadava ofertas de sacrifício e batizava pessoas com o Espírito Santo (assista ao documentário aqui). Nada muito diferente dos pastores, bispos e apóstolos que vemos em muitas igrejas - a não ser pelo fato de ele mesmo ter se revelado ao mundo como uma fraude através de um documentário autobiográfico lançado em 1972! Pois é, depois de décadas, Marjoe já cansado de sua própria hipocrisia se revela ao mundo dizendo que nunca na verdade acreditara em Deus, mas fazia tudo pelo dinheiro fácil. Explicou que era fácil arrecadar grandes somas de dinheiro em apenas uma noite e até deu dicas para outros evangelistas lucrarem mais de seus ministérios. Com a maior frieza, após os cultos, dirigia-se aos fundos da igreja com a sacola das ofertas e as repartia com o pastor local. É difícil assistir a um pastor trambiqueiro desses pregar, cantar, louvar, prometer e curar como os pastores brasileiros e acreditar que esses são diferentes.  

O século passado também foi o século das celebridades de Hollywood, da música e dos heróis do esporte. Com a popularização da MTV e o advento da internet, o culto ao artista só intensificou.

Fatores culturais e religiosos ajudaram a formar um modo de pensar predisposto a aceitar o culto de uma personalidade carismática que soubesse se impor. Logo após a ditadura quando o Brasil abriu suas portas à cultura fast-food americana, não foi possível deter a torrente de entretenimento e cultura pop-americana que vinha vestida de liberdade. Junto ao americanismo, claro, veio a religião. O lixo evangélico da teologia da prosperidade que foi achando espaço lá, aos poucos migrou para cá e criou raízes na igreja brasileira (obrigado, Macedo!)

A megalomania das celebridades encantou os pastores, que também quiseram tamanho prestígio. Os altos cachês das bandas seculares encheram os olhos dos músicos evangélicos e seus shows serviram de base para a adoração moderna. Cultos viraram shows e a fé virou produto. O historiador Diarmaid McCulloch comentou que a teologia do século passado foi a teologia de um Jesus a serviço do capitalismo. 

Ao invés de ensinar a cristandade o caminho do mestre, esses falsos mestres implementaram o zeitgeist a suas congregações.

Como sempre, as "multidões se cercam de mestres segundo suas próprias cobiças e se recusam a dar ouvidos à verdade”, e no meio dessa grande apostasia a Noiva de Cristo sofreu. 

O neopentecostal é ignorante, não no sentido pejorativo, mas no sentido literal: ele ignora a Palavra de Deus e a história. Assim como aquele pastor da universal a que assisti, muitos outros são o produto natural da crescente celebrização dos sacerdotes de movimentos religiosos sectários.

Mas você que é brasileiro também, pense bem: é fácil cativar um público que há anos vive em cativeiros. O povo brasileiro, graças à mídia, vive em cativeiros culturais. Silvio Santos é uma das pessoas mais admiradas do mundo e da história, ficando à frente até de Jesus Cristo, de acordo com uma pesquisa do instituto inglês Future Poll. Fica fácil para um pastor carismático cair nas graças de um povo que admira tanto assim um Silvio Santos – nada contra ele pessoalmente. Aliás, vejo mais caráter em Silvio Santos do que em Edir Macedo e trupe; ele até hoje distribui dinheiro enquanto o outro só rouba. 

Estamos acostumados à idiotice na TV. Acostumar-se à idiotice no púlpito era apenas uma questão de tempo.

É difícil escravizar um povo que conhece a Bíblia e sua história, mas também é difícil libertar um povo que assiste a Faustão, Gugu e Ratinho.     

Ao contrário do que pastores evangélicos possam pensar, suas igrejas superlotadas e sua aceitação no meio do povo não se dão devido à unção de Deus, e sim à mentalidade brasileira predisposta a admirar qualquer um que se vire nos 30. 

Guilherme Adriano

Comentários

Cicero disse…
A prosperidade do crente está em sua riqueza em suportar perseguições, desprezos, rejeições, sendo participantes do sofrimento de Cristo hoje em dia.

Sendo o povo mais perseguido da Terra, como foi Cristo e a igreja primitiva.

E vale a pena, nesta breve vida, que considero como uma gota de água em trilhões e trilhões de oceanos, depois renováveis!

Outro tesouro do crente é este: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam." 1Co 2:9.