Uma Conversa


Não-crente: Por que apenas Jesus pode pagar o preço do nosso pecado? Por que ninguém mais poderia morrer em nosso lugar?

Crente: Responda-me: um pobre teria condições de pagar as dívidas do seu cartão de crédito?

Não-crente: Não.

Crente: Por que não?

Não-crente: Porque ele é pobre. Ele não tem nem o suficiente para se sustentar, como então pagaria as minhas dívidas?

Crente: Muito bem. Da mesma forma que um pobre não tem condições de pagar as minhas dívidas – nem mesmo se sustentar! –, um injusto também não pode justificar outra pessoa – nem mesmo se justificar! Então quem tem dinheiro paga suas dívidas, quem não tem fica devendo ou pede esmolas. Quem tem justiça se justifica, quem não tem fica devendo ou pede misericórdia. Apenas quem tem dinheiro pode pagar, assim também apenas um justo pode justificar. Você conhece alguém justo o bastante? 

Guilherme Adriano

Comentários

Grande Guigo! Esta semana me surgiu uma ideia de começar uma série de "diálogos filosóficos" sobre fé, mais ou menos como esse que você fez. São bem mais curtos, na verdade, tipo..
A: - Você acredita em Deus?
B: - Sim, acredito?
A: - Como é esse deus e como você tem se relacionado com ele?
B: - Hãn?!
Foi só uma ideia que surgiu, mas preciso aprimorá-la. É mais no sentido de despertar as pessoas para pensarem sobre o tipo de "fé" que elas tem (ou que pensam que tem). Creio que a reação da maioria ao se deparar com a segunda pergunta seria responder "hãn?!". Abraço, mano!