Quando a Espiritualidade Termina e Começa a Bobagem

Há não muito tempo atrás recebi um e-mail, spam, de um colega que falava sobre mensagens subliminares no mundo da música. O e-mail "desvendava" as supostas mensagens satânicas do mundo da música pop. Ele trazia fotos de vários artistas fazendo sinais com as mãos, usando camisetas e explorava a relação dos gestos e símbolos maçons, Illuminati, etc., com a influência espiritual que isso exerce sobre nós.

Não deu. Não consegui deixar passar. Até tentei, mas não deu. Até meu primo disse que se eu não tivesse escrito nada naquela ocasião ele teria. Então redigi uma resposta e mandei. Claro, não entrei em acordo com meu colega e a discussão nos levou a outros rumos, mas queria compartilhar com vocês o que penso.

Quanta gente coando mosquito e engolindo camelo! Por que, ó céus, você estaria prestando atenção no símbolo que a Lady Gaga faz com a mão durante o clipe “tal-tal” e se preocupando com a influência espiritual que isso possa ter, e não com o fato de você estar assistindo ela dançar, rebolar e expor sua genitália enquanto ensina sua filha ser uma vagabunda?

Por favor, se você for cristão, não olhe para o símbolo que a Lady Gaga faz com a mão e ache que com isso ela está influenciando seus filhos, não seja panaca, ao invés, olhe para os trajes que ela usa e perceba que sua filhinha está se vestindo igual; preste atenção no que essa mulher canta e perceba que sua filha cantarola suas letras o dia inteiro, e essa sim é a influência diabólica! Ao invés de se preocupar com as camisetas com símbolos satânicos que os rockeiros usam, preste atenção no estilo de vida que eles pregam através de seus clipes e letras e perceba que seu filho vive do mesmo jeito!

Uma vez vi uma crítica a um clipe da cantora Katy Perry onde o internauta denunciava a aparição, num determinado take do vídeo, de um pentagrama invertido em um tabuleiro, e com isso disse “veja só, o símbolo do diabo!” Em outra parte ele denuncia a cantora que sobe por um doce em forma de cobra até um lugar mais alto, quase que nas nuvens, e então diz, “veja só, ela chega à fama escalando pela serpente!” Em outra parte, ursinhos de goma vêm ao seu encontro e fazem sinal para segui-los, e com isso ele diz algo como, “Estes são demônios, pequenas criaturas que parecem ser atraentes, mas enganam!” Pára, né! Pára! Pelo amor da vaca estelar, será que ninguém percebeu que durante o clipe todo a cantora estava seminua – ou deveria dizer, semivestida! Que tudo que ela fez durante o clipe foi promover seu bumbum, seios e pernas? Será que ninguém fica espantado com a vulgaridade, com o estilo de vida ali pregado de cafetão, com a coisificação da mulher e a adoração à vaidade? Ursinhos coloridos são demônios, um doce é satanás e estrelas são pentagramas satânicos, sério? O fato da letra, dos trajes, da vulgaridade, da sensualidade, etc., não incomoda? Mas aqueles símbolos, ah, esses sim são do diabo!

Ao invés de olhar para o subliminar, por que, ó céus, vocês não olham para o explícito? Não precisa procurar mensagens subliminares num filme pornô, precisa?

Lembro-me também do papo sobre a Xuxa. “As cores da capa do disco dela são as cores consagradas ao demônio tal-tal”, “A música ‘marquei um xis, xis, um xis no seu coração...’ se vista ao contrário, fica ‘marquei um six, six um six no seu coração’, 666 gente, é coisa do diabo!”, sempre fiquei impressionado com essas superstições ridículas com que a maioria se preocupou e pelo fato de poucos terem notado que ela foi a primeira artista a promover a moda de mini-saias para crianças! Coaram o mosquito da superstição e engoliram o camelo da indecência! Não sei se vocês sabem, mas o programa da Xuxa foi recusado nos Estados Unidos por ser impróprio para menores.

Só no Brasil mesmo a gente critica os Teletubies e diz que Pokémon é coisa do diabo enquanto assistimos Banheira do Gugu, Domingão do Faustão e a Globeleza dançar pelada. Você não pode ter uma Hello Kitty pois é um brinquedo consagrado ao demônio, mas pode assistir Zorra Total. Maravilha. Só os brasileiros mesmo acham que Trident é um chicle maldito e a novela Caminho das índias é educativa. Que espiritualidade é essa?

Lembro-me de ter lido um artigo cujo título era “precisamos de uma teologia mais espiritual e uma espiritualidade mais teológica”. Bingo! A razão não deve reinar soberana na teologia nem a espiritualidade deve correr solta sem rédeas teológicas.

Perguntaram-me no FormSpring sobre brinquedos, roupas e marcas consagradas ao diabo. E daí? Se, claro, for verdade que pessoas fazem isso (o que não acredito nem por um milésimo de segundo), e daí? Jesus não disse que “mesmo que pegássemos em escorpiões e cobras não seríamos atingidos?” Paulo não nos disse que podemos comer até as comidas consagradas a ídolos que não nos fariam mal? Deus não disse em uma visão a Pedro que “aquilo que Ele purifica está limpo?” Nós, como cristãos, não consagramos nossas vidas ao Senhor? Então! Por que o medo? Irmãos, o diabo só vai poder entrar na sua vida e tentar te matar enquanto você estiver fazendo a vontade dele, e isso não inclui brincar com certas bonecas e sim viver longe do Pai, e por consequência, em pecado!  

Amuletos mágicos é mentalidade católica romana pagã, como diz Augustus Nicodemus. O religioso brasileiro tem essa coisa de santinho, rosário, meia ungida, roupa consagrada, estátua, copo de água no televisor, etc.

Símbolos não querem dizer absolutamente nada se não houver fé que os acompanhe. Esse negócio de simbologia satânica é mais supersticioso do que teológico, ou até mesmo espiritual. Vocês não acham que o inimigo tem outras maneiras de entrar na vida de alguém do que através de uma boneca? Não sei, mas, por exemplo, através de pecados? Brigas, emulações, prostituições e iras? Que tal? Vícios, talvez? Enganos de doutrinas? Tanta coisa explicitamente errada e diabólica e vocês ficam olhando para o subliminar? Pára né!

Diga-me, por que ao invés de tocar o disco da Ozzy ao contrário e tentar escutar o que não está lá, você não começa a escutar o disco dele do jeito certo e presta atenção no que está lá. Depois disso vai e presta atenção no que seu filho está fazendo com essa mensagem. Daí sim senta e conversa com ele. Ao invés de exortar o garoto que usa camisa com pentagrama sangrento, por que você não senta e conversa com ele sobre a cultura mórbida que essas músicas pregam?

A mesma superstição que o católico tem com os santos, rosários, estátuas, cartões e água benta, muitos evangélicos têm com chaves, bíblia, símbolos, rosas, copos com água, brinquedos, etc. O paganismo é o mesmo, o que muda são os amuletos!

Infelizmente amuletos e símbolos relacionados à cultura satã são mais temidos que sua influência imoral e pecaminosa!

Guilherme Adriano

Comentários

Pan disse…
Não fale mal dos teletubbies, por favor! auhauahuah, brincadeira.

Acho que as pessoas procuram essas coisas EXATAMENTE por não conhecerem o importante : Deus.
É a mesma relação entre riqueza/fama e depressão, quando você não conhece o importante se preocupa com essas bobeiras, quando se preocupa com essas bobeiras afasta a vontade de conhecer o que é importante... sei lá.
Acho que as pessoas se afastam de Deus por preguiça também, preguiça de ler Bíblia e de pensar, e aí elas pensam que estão com Deus, mas ao invés de usar o tempo que tem pra estar realmente com Deus, gastam com essas outras coisas, e assim vão abrindo brechas para esses erros e tal...
Isso é só achismo.

ps.: te mandei um e-mail :)
Rondinelli Linhares de Oliveira disse…
gostei muito do teu texto: reflexivo, inteligente, sensato. parabéns!