Pensamentos: sofrimentos e desertos

Durante a sua vida o cristão passa por vários desertos. Porém é importante notar que nem sempre o deserto do cristão é provação de Deus, na maioria das vezes é rebeldia. Há vezes que Deus nos manda para o deserto, assim como mandou a Cristo, para sermos testados e fortificados, mas há vezes que vamos ao deserto por nossa própria vontade. Quando Deus nos manda para o deserto é para um fim construtivo, quando nós nos rebelamos e acabamos no deserto, é por causa de pecado.

--

Há três tipos de sofrimento: (1) sofrimento como consequência de pecado, (2) sofrimento por ter saudades do pecado e (3) sofrimento como provação de Deus. Os dois primeiros corroem a alma e destroem o corpo enquanto o terceiro edifica. Os dois primeiros são desnecessários mas o terceiro é necessário. Os dois primeiros são frutos da carnalidade humana e sua rebeldia, enquanto o terceiro é o sinal da disciplina do Pai do céu. Deus não tem nada a ver com os dois primeiros, mas está envolvido com o terceiro.

Quem sofre por ter pecado, está apenas colhendo o que plantou. Quem sofre por sentir saudades do pecado, foi seduzido pela morte e está flertando com a destruição. Quem sofre injusta e inexplicavelmente está sendo aperfeiçoado e purificado “pelo fogo”. Deus nos consola e nos alivia dos dois primeiros, mas o terceiro sofrimento temos de suportar.
--

Se eu não suporto nem o desconforto, como aguentarei o sofrimento?

Comentários