A dúvida é a certeza que precisamos...



Dizem que o pior cego é o que não quer ver. Concordo, porém iria mais além, diria também que o pior burro é o que não quer entender; que o pior surdo é o que tapa os ouvidos para não ouvir. Diria que o maior mentiroso é aquele que mente para si mesmo, e acredita. Não é inacreditável o tanto de justificativas e desculpas que constantemente temos de nos dar para nos convencermos de que o nosso pecado não é pecado, só para então no fim das contas, pecarmos de consciência “apaziguada”? Passar uma conversa no outro é relativamente fácil e compreensível: talvez estejamos tentando fugir das consequências de algum erro ou tirar vantagem de alguma coisa...há vários motivos porque mentir para alguém. Mas mentir para si mesmo na esperança de que você acredite na sua mentira, para então pecar com uma consciência persuadida? Isso, minha gente, é coisa de louco; de raça caída. É coisa de gente como a gente. Tenho certeza que todos vocês já, de alguma forma, mentiram para si mesmos só para então, depois de ter se enganado, pecar.
--
“Não convém que seja assim”, aliás, não pode ser assim. Temos de parar com as mentiras, e não só aquelas que envolvem o outro, mas também aquelas que envolvem a nós mesmos. Temos que parar de mentir para os outros e para nós mesmos. Pare de tentar se convencer que o seu pecado não é pecado, pois você sabe que é pelo simples fato de não ter certeza se é ou não é. De uma certa forma, a dúvida é a certeza. Duvidar da pecaminosidade de um ato já é praticamente ter certeza da mesma. Está escrito, “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” – Romanos 14.23. Qualquer ato que não for feito em plena certeza de fé, de acordo com esse versículo, é pecado. Desta forma digo que a dúvida é a certeza; a dúvida a respeito de um ato já é o suficiente para descartá-lo como pecado. Tudo aquilo que não pode ser feito em plena certeza de fé não deveria ser feito. É assim que aprendemos das Escrituras. “Na dúvida, não ultrapasse”, essa é a regra.
--
Aquilo que a mente reluta para acreditar e o coração se recusa a aceitar, não deveria ser levado adiante. Quando a consciência e o coração lhe dizem “não”, nãos os contrarie. Quando a sua razão diz “sim” e o seu coração diz “não”, cuide, pode ser uma armadilha do intelecto, e o melhor a fazer é orar. Quando o seu coração diz “sim” e a sua razão diz “não”, cuide mais ainda, pois é muito provável que seja uma armadilha dos sentimentos, e o melhor a fazer é orar muito. Mas quando a razão e o coração dizem “não”, creia: é “não”! Não há o que orar. Não argumente nem tente se convencer do contrário pois “aquilo que é feito na dúvida é pecado”.
--
“A verdade deve fazer sentido para a razão e se harmonizar com o coração” – Ravi Zacharias.
--
Quanto mais se namora o pecado, mais bons motivos eu acho para ter mais razão do que Deus; quanto mais eu flerto com o erro, mais eu me convenço de que ele é o certo. Não cultive pensamentos pecaminosos e não seja teimoso em insistir naquilo que você sabe que é errado. Se você cultivar pensamentos pecaminosos, certamente colherá atos pecaminosos, e consequentemente comerá do seu fruto: destruição e sofrimento. Está escrito, “aquilo que o homem plantar isso também colherá”. Se você plantar para o Espírito então colherá bênçãos, mas se plantar para a carne colherá desgraças. Cuide com o tipo de sementes que você planta na sua mente. Estamos semeando o tempo todo através daquilo que assistimos, ouvimos, através dos tipos de conversas que temos, com o tipo de pessoas com quem andamos e os lugares que frequentamos. Em todas essas situações estamos semeando; estamos jogando sementes, ou boas ou ruins, para dentro de nossas mentes. Depois de um tempo essas sementes crescerão e produzirão o seu fruto, que são os nossos pensamentos e desejos, que por sua vez se concretizarão em atitudes, que com o tempo formarão hábitos, que certamente criarão um caráter, e este (o caráter) dará testemunho da nossa fé, e ela (a fé) nos levará para perto ou para longe do Criador.
--
Não insista naquilo que tanto a sua razão quanto o seu coração já te convenceram que é errado. Não persista no pecado que Cristo condena, abandone eles na cruz; desista deles, ou se não um dia eles certamente te matarão.
--
Infelizmente nós somos mentirosos de primeira: conseguimos enganar a nós mesmos e nos convencer a fazer aquilo que sabemos que é errado. Mentirosos desse calibre só mesmo nascendo de novo.
--
Que o Senhor Jesus tenha paciência com gente como a gente e nos transforme através de Seu Espírito, pois se Ele não tiver a paciência e a misericórdia, então ninguém terá; se Ele não pode, então ninguém pode.

Comentários

Anônimo disse…
Hey Guigo!
I look for you at my orkut and I didn`t find..
than I`m here to say Happy Birthday guy![ 23?)
I think so...
All the best for you!! ;)


Hey..next monday..I mean..01/11
I'll be at Timbó and after I'll go to rodeio =)
would you like to have lunch?..I'll talk with luana too.

See you (if possible)
Jaque disse…
Sorry...it`s jaque Ristau