Admirar não é adorar.



Texto baseado no texto “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus...”

--

O indivíduo pode por mera natureza, por exemplo, ficar impressionado com a história de Jesus Cristo e os sofrimentos que Ele suportou, como também por qualquer outra história trágica. Ele pode ficar impressionado com a história sem acreditar nela, da mesma forma que fica impressionado com o que lê num romance ou vê representado num placo de teatro. Ele pode ficar impressionado com uma descrição vívida e eloquente de muitas coisas agradáveis das que tratam do estado dos bem-aventurados no céu, como também sua imaginação ser entretida por uma descrição romântica da doçura do país das fadas ou coisas parecidas. A pessoa pode ter visões impressionantes das coisas religiosas e, não obstante, estar muito destituída de luz espiritual. Carne e sangue podem ser o autor dessa impressão. Um homem pode dar a outro uma visão impressionante das coisas divinas com ajuda senão comum, mas só Deus pode dar uma revelação espiritual dessas coisas. – Jonathan Edwards, 1834.

--

O que ele está dizendo basicamente é que uma reação positiva ao Evangelho não significa necessariamente na sua aceitação. É possível ser comovido pelo Evangelho e não aceitá-lo; é possível admirar as palavras de Cristo sem crê-las.

--

O lugar onde mais vejo isso acontecer é dentro das igrejas. Conheço pessoas que vão à igreja todo fim de semana; que dizimam; que cantam, choram e oram com fervor durante o culto; que tocam no louvor; que comparecem a todos os eventos da igreja e possuem grande entendimento das Escrituras, mas não conhecem Jesus. É possível isso acontecer? Claro que é! Veja, é possível conhecer tudo a respeito do seu astro favorito e mesmo assim não conhecê-lo. A igreja moderna (digo das sérias) é expert em fazer isso com os seus seguidores: ensinam tudo a respeito do Evangelho, expõe toda a teologia e história da Bíblia, mas se esquecem de ensinar o povo a se relacionar com Deus. De que adianta saber tudo a respeito da Bíblia e não conhecer o seu autor? De que adianta estudar teologia sem conhecer “theos”? A sabedoria é boa, mas sem o conhecimento de Deus é inútil.

--

Você chora durante as orações e canta de todo coração na hora do louvor? E daí? Pode ser, e na grande maioria das vezes é, apenas a emoção do momento. Um rio de lágrimas não é garantia da presença do Senhor nem muito menos de arrependimento. Quantas e quantas pessoas estão se enganando com seus próprios sentimentos, achando que estão sentindo a presença do Senhor em suas vidas, quando na verdade, estão apenas fazendo uma terapia do choro. O “mover do Senhor” não é caracterizado pelo chorar nem por nenhuma outra emoção, o “mover do Espírito” é caracterizado pelo arrependimento. Quando as pessoas começam a se arrepender e a se enxergarem como Deus as enxerga, daí sim Deus está se movendo no meio delas. Quando o Espírito Santo se move na igreja não há histeria nem gritaria, mas sim convicção, entendimento, arrependimento e amor. Porém essas coisas não são visíveis.

--

Você simpatizou com versículos Bíblicos? Tem um monte deles escritos em cadernos, MSN, Orkut, camisa? Tem um IPOD cheio de músicas gospel? E daí? Isso não quer dizer que você ama a Deus nem muito menos que O conhece.

--

Entenda isto: Reagir ao Evangelho não é aceitar o Evangelho. Você pode ter se encantado com as palavras eloquentes e amorosas do Senhor Jesus e com a sua mensagem de amor, e continuar não O conhecendo. Talvez você ficou perplexo pela profundidade da sabedoria contida na mensagem de Cristo, mas isso não significa que Ele agora habita em você. Deus não quer admiradores, Ele quer filhos! Filho busca conhecer o Pai! Filho busca comunhão com o pai.

--

Se a sua vida não está num continuo processo de mudança e crescimento em sabedoria, santidade e amor por Jesus; se você não está num constante relacionamento com Deus, então você pode estar, assim como muitos, se enganando com religião e filosofia.

--

Busque a Jesus Cristo e se torne filho do Altíssimo. Não seja um admirador, seja um filho. Não apenas observe o jantar, sente-se a mesa e coma com Deus.

Comentários

Éder Corrêa disse…
Colocando o teu ponto sobre as varias faces das igrejas de hoje: igreja do dinheiro, do amor, do conforto, do prazer entre tantas outras, mas que nenhuma traz o verdadeiro Deus da Bíblia, o verdadeiro Evangelho, o verdadeiro Cristo e o verdadeiro espírito.
Como Paulo em sua carta aos Filipenses para seguirem o verdadeiro evangelho e não o evagelho pregado pelos Judaizantes que é sem a cruz e sem a necessidade da graça de Deus.

Jesus respondeu:"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vocês me conhecem, conhecerão ao Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram." ( João 14:6-7 )

Paz irmão
Amado irmão,

Graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo. Interessante o seu texto, muito semelhante às pregações de Paul Washer sobre a doutrina da Regeneração. Contudo, ao atacar o sentimentalismo vazio das igrejas, você não separa o sentimentalismo profundo que deve existir na igreja, ora Paulo afirma diversas vezes chorar em suas orações, Davi, homem segundo o coração de Deus chorou várias vezes, Jeremias é chamado carinhosamente de "Profeta Chorão", nosso Senhor e Deus Jesus Cristo de Nazaré não só chorou (mais de uma vez) como considerou bem-aventurados os que choram.

O sentimento profundo é fundamental para a vida cristã, tanto quanto a razão, afinal devemos amar a Deus "de todo o coração, e de toda alma, e de todo entendimento, e de todas as forças" (Marcos 12.30).

Uma teologia saudável deve unir o coração à razão, a teologia sistemática à teologia espiritual pietista, reflexão á prática.

Eu choro durante as orações, durante os louvores, durante a santa ceia, acho difícil conter as lágrimas ao me lembrar do que estou celebrando, ao me lembrar do alto preço pago pela minha vida, ao sentir a presença majestosa do Rei dos Reis, Senhor dos Senhores. Embora o sentimento vazio seja estéril, o sentimento profundo e verdadeiro é bíblico e edificante.

Acredito que a afirmação ficaria melhor assim: "O 'mover do Espírito' é caracterizado pelo arrependimento, pela regeneração, pela alegria, pelo choro, pela santificação, pela busca do conhecimento e da vontade de Deus, pela sede de justiça, pela humildade, pela mansidão, pela misericórdia, pelo amor, pela paz, pela honestidade, pela comunhão, pela caridade."

"Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados." Mateus.5.4

A graça, o amor e a justiça de Cristo seja contigo querido irmão.

Ronaldo
Este comentário foi removido pelo autor.