O velho homem de cara nova...


[Começarei com este post uma série sobre provérbios, este primeiro é um pouco mais abrangente]

--

Ontem mesmo li pela terceira vez o livro de Provérbios, porém dessa vez cataloguei a maioria deles. Fiquei surpreso ao descobrir que Salomão, ao exortar o povo de sua época, exorta o de hoje! Afinal o homem não mudou, apenas cortou o cabelo e trocou de roupa, mas continua sendo o mesmo e praticando as mesmas coisas. Os tempos mudam a cultura muda, mas o coração do homem continua o mesmo. O que era problema naquela época continua sendo problema hoje; nós continuamos nos destruindo com as mesmas coisas.

--

Ao longo do livro pode-se notar que Salomão está repreendendo certos tipos pessoas e denunciando certos desvios morais que são inadmissíveis para um Filho de Deus. O livro de Provérbios é uma série de acusações e repreensões contra o homem “preguiçoso”, “ganancioso”, “mentiroso”, “tolo” e “escarnecedor”, e contra a mulher “briguenta”, “fofoqueira”, “sedutora”, “reclamona” e “sem restrições”. Acho que 90% da população mundial se encaixam nessas simples palavras.

--

Quão maravilhoso e ao mesmo tempo terrível é encontrar o seu perfil descrito nas Sagradas Escrituras! Quando a sua vida e as suas paixões estão de acordo com os textos bíblicos, pode ser motivo de alegria imensa ou de tristeza e medo profundo.

--

Já conversei com tantas pessoas ao longo desses poucos anos de fé (o fato de eu ser professor ajuda muito, pois cria várias boas oportunidades), e uma das coisas que mais me chocou a respeito dessas conversas, foi a falta de preocupação para com a opinião de Deus a respeito de si mesmo. Simplesmente as pessoas não se preocupam com o que Deus pensa delas! Umas mal acreditam que Ele exista, e assim, não dão a mínima para a possibilidade da Sua existência e suas implicações. E aqueles que crêem nEle, simplesmente não se importam com a Sua opinião; na sua maioria, vivem suas vidas despreocupadas com a opinião Divina e alheias às Palavras do Cristo, achando que “possuem uma conexão direta com Deus” e que “falam com Ele todos os dias”.

--

Vejo pessoas preocupadas com tudo aquilo que é incerto, transitório e fútil, mas para a única certeza de que temos: a morte, não há sequer uma pergunta, um clamor; não há preocupação! Preste bem atenção! Não estou falando aqui que todas as preocupações terrenas são fúteis. Não! Preocupar-se com trabalho, estudos e futuro é importante; é necessário, mas estas não são as coisas mais importantes.

--

Vejo pessoas mais preocupadas com o cabelo do que com a alma; mais preocupadas com o fim de semana do que com o destino (eternidade); mais preocupadas com a opinião dos homens do que com a opinião de Deus. Queridos, não escrevo esse texto com indignação, como fiz anteriormente, escreve-o com misericórdia, com pesar no coração, pois muitas vezes me pego fazendo o mesmo. Por favor! Façam-se perguntas; questione-se! Jesus deixou claro que há apenas dois caminhos: um largo (por onde muitos entram e que leva à perdição), e um estreito (por onde poucos entram e que leva à vida eterna). Em qual deles você está? Como você sabe?

--

Responda-me: O que Deus pensa de você? O que Ele diz a seu respeito? Qual é a sua maior preocupação? É “ter” ou “ser”? é “ter” tudo aquilo que você sempre quis ter, ou “ser” aquilo que Deus espera que você seja? (A saber, um bom filho.) Você trabalha e se esforça para que? Qual é a finalidade dos seus esforços? A cova? Tenho certeza de que aqueles que conversam comigo me acham repetitivo. Que bom! Terrível seria se eu sempre tivesse algo diferente para falar a respeito de Deus. Mas não, tenho sempre a mesma mensagem: “Deus amou o mundo tanto que se ofereceu para morrer em nosso lugar, para que todo aquele que se arrepender, possa ser feito Filho de Deus”.

--

Tenho certeza de que seus pais teriam coisas maravilhosas a dizer a seu respeito; de que seus amigos o descreveriam como uma das pessoas mais amorosas e engraçadas que conhecem; que seu chefe teria recomendações excelentes; que parentes e conhecidos falariam muito bem de você. Mas a questão nunca foi o que eles pensam! Eles são homens! Tão corrompidos quanto você; tão facilmente enganados pela aparência quanto você!

--

[Com isso não estou dizendo para vocês não se importarem mais com a opinião dos outros. Não é isso! A Bíblia deixa claro que devemos ter uma vida reta diante dos homens, porém não para receber elogios, reconhecimento e honra, mas para demonstrar amor e tornar a nossa convivência melhor].

--

Sugiro que você comece a se preocupar mais com a opinião de Deus a seu respeito, está escrito “mais vale agradar a Deus do que a homens”. Não cometa o erro de se comparar ao seu próximo e dizer “Ah, mas eu não sou tão pecador quanto ele!”, “eu não cometo aquilo e aquilo outro”. Não faça isso, pois Deus não está comparando você com o seu próximo, Ele está comparando você com o Seu Filho: Jesus Cristo. E comparado a Jesus, ninguém é bom o suficiente! Por isso mesmo que você precisa do perdão de Deus, porque você nunca vai conseguir ser igual a Jesus. Parece até que Deus quis nos sacanear, não? Ele disse: “Vocês devem ser iguais a mim, pois quem não for não poderá ver o Reino dos céus”. Mas e quem pode ser como Ele? Quem pode viver a vida que Jesus viveu e amar como Jesus amou?

--

O padrão de Deus é alto, quem pode atingi-lo? Quem pode ser “santo como Ele é santo”? Quem consegue agradar a Deus sendo aquilo que deveria ser? A resposta é simples: ninguém. Nem eu nem você nem ninguém nunca conseguiu ser aquilo que deveríamos ser. Na maioria das vezes somos, como Provérbios descreve, “preguiçosos”, “mentirosos”, “gananciosos”, “escarnecedores”, “briguentos”, “fofoqueiros”, “lascivos”, “reclamões”, “ingratos”, também como Jesus descreveu, “adúlteros”, “invejosos”, “falsos”, “glutões”, “beberrões”, “violentos” e “encrenqueiros”. Também está escrito que “quem comete tais coisas não herdará o reino de Deus”. A pergunta é: Quem nunca cometeu tais coisas (ou comete tais coisas)? Todos nós somos culpados por sermos assim! Agora você entende porque você precisa de Jesus? Sem o perdão que Jesus (e só Ele) oferece você terá de se explicar para Deus a respeito desses frutos podres que habitam o seu coração.

--

Você pode argumentar: “Mas eu não sou assim! Eu sou uma pessoa boa, amo o bem e pratico o bem!”. Mesmo? Hum...responda: Quantas vezes você precisa matar alguém para se tornar um assassino? Exato! Apenas uma! De acordo com a Bíblia, esse princípio se aplica a todos os mandamentos, “quem tropeça em um mandamento tropeça em todos” - Tiago. Quantas vezes você precisa mentir para se tornar um mentiroso? Quantas vezes você precisa adulterar para se tornar um adúltero? Uma, apenas uma. Todos nós somos culpados.

--

E ainda é pior! Jesus radicalizou os 10 mandamentos, Ele disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com indecência, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Qual é o homem que não é culpado disso? Ele também disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás. Eu porém vos digo que qualquer que, sem motivo, se irar contra o seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” Qual é a mulher que não é culpada disso?

--

Há várias acusações contra a “língua” (próximo post será sobre isso), e como um deslize com ela pode condenar a pessoa. Então não é apenas cometer o pecado, mas também cogitá-lo em seu coração! Todos somos culpados; todos pecaram e precisam de perdão! Não podemos fazer por merecer pois o padrão de merecimento de Deus é muito alto; ninguém pode alcançá-lo. O padrão de Deus é a perfeição, e os nossos melhores esforços redundam em imperfeição.

--

Se Deus não nos perdoar, nunca poderemos alcançá-lo; se Deus não nos transformar, nunca poderemos ser diferentes. Deus perdoa aquele que confessa o seu pecado e se arrepende, e transforma aquele que quer se tornar filho dEle.

--

Está escrito: “Deus tem uma queixa contra os habitantes da terra”. Deus tem uma queixa contra mim e contra você. Ele diz “Eu vi que a maldade do homem se multiplica sobre a terra e que toda a imaginação dos seus pensamentos e do seu coração era má”. Talvez você nunca tenha matado ninguém literalmente, mas com certeza já matou a alma de muitos com palavras! Talvez você nunca tenha roubado nada material, mas com certeza já roubou a dignidade e a alegria de muitos com as suas intrigas e fofocas! Talvez você nunca tenha adulterado literalmente, mas no seu coração você já cometeu adultério! “O que mata o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai pela boca, porque o que mata o homem vem do coração” – Jesus.

--

Quem pode merecer o reino de Deus? Ninguém! Mas essa é a loucura do Evangelho. Sabendo que nós não conseguiríamos ser santos, Deus nos santificou. Como? Emprestando-nos a santidade de Seu Filho Jesus! (É como que se a santidade fosse uma roupa. Deus nos viu pelados e disse: Eles não vão conseguir fazer uma roupa para eles, e sem roupa eles não podem entrar na minha casa! Já sei! Vou tirar as roupas do meu filho e dar para eles). Aquele que crê em Jesus se torna santo, não por seus atos, mas por sua fé!

--

Sabendo que nós não seríamos justos, Deus nos justificou. Como? Condenando os nossos pecados em Seu Filho Jesus! (É como que se o seu irmão, para te livrar de uma surra, confessasse ter quebrado o vaso da sala, assim quem apanha é ele e não você). O inocente sofrendo o castigo do culpado.

--

Mas e por que Deus fez isso? Porque Ele nos ama! Esse é o evangelho, é isso que as igrejas deveriam estar pregando. Arrependimento e novo nascimento, isso é a essência do Evangelho!

--

Deus criará “novos céus e nova terra”; logo seus filhos poderão voltar ao jardim da onde foram expulsos por causa da rebeldia. Mas se Deus deixar entrar um ser humano caído, o céu logo virará um latão de lixo, está escrito “um pouco de fermento leveda toda a massa”, um pouquinho de sujeira acaba com toda a limpeza! Não dá para entrar na casa de Deus com o coração sujo, porque um coração sujo contamina tudo. Ou Jesus te dá “um novo coração” com novas paixões e objetivos; um “novo espírito” com um novo dono; uma “nova natureza” que produz novos frutos, ou você terá de conseguir isso tudo sozinho –boa sorte!

--

Quem pedir, receberá. Quem crer, viverá. Quem buscar, encontrará. Quem bater, abrir-se-á.”. “Aquele que invocar o meu nome será salvo”. Para ser salvo e se tornar Filho de Deus, basta querer....mas quem “quer”, corre atrás! Quem “quer”, faz de tudo para conseguir! Jesus facilitou as coisas para a gente. Leia a Bíblia, invoque o nome de Jesus e peça perdão e transformação. Não foi pastor que me prometeu isso não, e de igual maneira, não sou eu quem promete isso, foi Ele mesmo que prometeu: “Aquele que vir a mim eu não o rejeitarei”, “todo aquele que em mim crer não perecerá mas terá vida eterna”. Veja bem, Deus te ama e quer te salvar, mas se você não quiser ser salvo, Ele respeitará a sua decisão.

Comentários