A igreja sempre em reforma



De acordo com um irmão querido, não precisamos de uma reforma na Igreja, pois a reforma apenas dará uma nova forma ao erro presente, precisamos de uma revolução. É preciso ter coragem de admitir que nunca soubemos o que foi Igreja e recomeçar sempre a partir de Jesus. Ou talvez apenas a Igreja deva sempre ser reformada, como os reformadores diziam(?), e adaptada às necessidades do tempo presente sem perder suas raízes históricas. 
--
Faz bem relembrar algumas características básicas da Igreja de Jesus sem as quais a Igreja se torna só mais uma igreja. 
--
A Igreja de Jesus não tem nome, nem placa nem endereço, mas está no coração de quem crê! (1 Coríntios 3 : 16)
--
A Igreja de Jesus não é feita de tijolos, e sim de pessoas! (1 Pedro 2 : 4)
--
A Igreja de Jesus não precisa de um prédio para prestar cultos! (Atos 7 : 48)
--
A Igreja de Jesus não é rica, pois todos os seus bens, ela doa aos pobres! (Lucas 18 : 22) - (Mateus 10 : 9 – 10)
--
A Igreja de Jesus é odiada e perseguida por causa da justiça, não por causa do escândalo e da baderna! (Mateus 5 : 11)
--
A Igreja de Jesus prega a mensagem da cruz, de arrependimento, de novo nascimento e de santificação, e não a prosperidade auto-declarada, o pensamento positivo e a intolerância à religião alheia! (2 Coríntios 5 : 18 – 19) - (Marcos 1 : 15) - (2 Timóteo 4 : 2 – 4) - (Gálatas 1 : 7 – 9)
--
A Igreja de Jesus celebra cultos com ordem e decência, sem gritarias e correrias! (1 Coríntios 14:13 / 14:19 / 14:23 / 14:40 / 14:27 – 32)
--
A igreja de Jesus não é um lugar de confusão! (1 Coríntios 14 : 33)
--
Nos cultos da Igreja de Jesus só é permitido orar em línguas se houver quem as interprete, e é feito por duas ou três pessoas no máximo! (1 Coríntios 14 : 27 - 28)
--
Nos cultos da Igreja de Jesus os profetas falam um de cada vez e são julgados pelos outros! (1 Coríntios 14 : 29 – 30)
--
A Igreja de Jesus tem somente um pastor, o resto é só irmão. Nada de apóstolos e afins! (João 10 : 14) - (Salmos 23 : 1)
--
A Igreja de Jesus não vende pregação! (Mateus 10 : 8)
--
A Igreja de Jesus não se preocupa com números, cadeiras ou galpões lotados! (João 6 : 66 – 67)
--
A Igreja de Jesus não cobra nem recolhe dízimos, mas aceita ofertas para ajudar o necessitado e não para enriquecer pastor ou reformar templo de pedra! (2 Coríntios 9 : 7) - (Atos 4 : 34 – 35)
--
Na Igreja de Jesus não há levitas, pois agora estamos sob outro sacerdócio, o de Melquisedeque. O sacerdócio levita acabou! Carreira eclesiástica é coisa pagã. (Hebreus 7 : 11 – 17)
--
A Igreja de Jesus quer mais do que só o seu coração, quer o seu corpo e mente! (Romanos 6 : 13 / 12 : 1)
--
A Igreja de Jesus tem o amor como dom supremo e evidência de batismo com o Espírito Santo! Misticismo não prova nada e pode ser perigoso. (1 Coríntios 13 : 1 – 8)
--
A Verdade pregada na Igreja de Jesus liberta, não escraviza, não fecha a menta, não torna o fiel dependente de culto nem de pastor! (João 8 : 32)
--
A Igreja de Jesus não se sente em casa, nem faz planos para ficar por aqui por muito tempo! (João 18 : 36) - (Lucas 12 : 20) - (1 João 2 : 15 / 5 : 19)

Guilherme Adriano

Comentários

Sandyelle disse…
Gostei muito dessa dissertação e concordo! Parabéns, que a cada dia o Espírito de Deus lhe dê mais discernimento.
Postagem maravilhosa. De fato a igreja onde congrego quase se esfacela no fim do ano passado(2009).
Mas a boa notícia é que os que ficaram tiveram muitos conceitos esfacelados e estamos voltando à raiz, à fonte. Eu, como professor da escola bíblica, certamente vou usar seu texto. desde já agradeço.