O Jesus sem cruz!




(Esse post é para aqueles que se dizem parte da Igreja de Jesus; é uma exortação à santidade àqueles que se dizem filhos de Deus; que dizem conhecer o Deus Criador! Este post é para incomodar vocês!)

--

Gostaria de escrever algumas coisas a respeito de uma descoberta recente que fiz. Aproveito esse texto para desafiar algumas idéias predominantes do cristianismo moderno.

--

Por ser professor de inglês, lido muito com palavras e significados. Há pouco tempo estava preparando uma lição, quando me deparei com a palavra “awesome”, que no inglês coloquial significa: Impressionante, maravilhoso, estupendo, “irado”. Um adjetivo muito usado no inglês para descrever coisas incríveis (geralmente traduzido em filmes como “maneiro/irado”).

--

A esse ponto, a maioria das pessoas de fé cristã já se lembrou de uma música muito famosa no meio evangélico, composta por Rich Mullins e regravada pelo cantor Michael Smith, chamada “Awesome God”. Um hino muito famoso e muito tocado em igrejas americanas hoje em dia. (Tenho certeza que aqueles que reconheceram a música acabaram de cantar bem baixinho “our God, is an awesome God He reigns...”, essa música tem esse efeito chiclete, escute uma vez e cante-a o dia inteiro)

--

O refrão dessa música diz: “Our God, is an awesome God He reigns, from heaven above…” E essa frase se repete dezenas de vezes até a música acabar!

--

Bom, para o cristianismo moderno, a tradução dessa música ficaria algo como, “nosso Deus é um Deus incrível/”maneiro”/poderoso/grandioso/espetacular...entre muitas outras traduções, uma tradução que, sinceramente, é bem clichê e diz muito pouco. Mas o que me chamou a atenção nessa palavra, “awesome”, foi a sua etimologia.

--

Awesome: awe + some…a palavra “awe”, representa "fright", "fear" (medo), “terror" (terror), “anguish" (angústia), Grego. akhos "pain, grief" (dor, sofrimento - pesar), agh- “be afraid(estar com medo)". Current sense of "dread mixed with veneration" (Sentido de pavor misturado com veneração). The colloquial sense of "excellent" is from 1980.(O sentido coloquial no sentido de “excelente” é de 1980). Awesome, segundo o dicionário Michaelis é: impressionante, aterrador, apavorante.

--

Agora repita, “our God is an awesome God He reigns...”. É bem sério falar isso! Isso quer dizer que devemos ter medo de Deus? Depende! Mas então Ele é um Deus severo? Não!

--

Vamos por partes!

--

Há uns tempos atrás estava assistindo a uma conferência escatológica onde um ex-terrorista, Walid Shoebat, que estava falando sobre o islamismo e o Al koran (bíblia islâmica), e durante a palestra ele disse algo que chamou minha atenção, ele disse: “os cristãos do ocidente falam de Jesus Cristo como se Ele fosse um ursinho de pelúcia – “Ele te ama” – “Ele quer abraçar você” – “Ele quer ser seu amigo.” Mas quando ele abriu as Sagradas Escrituras, e leu sobre Jesus Cristo, o Leão de Judá, e o quão Santo Ele é, um medo aterrorizante tomou conta dele, e ele se deu conta do quão distante todos os homens estão de Deus, mas ao mesmo tempo não pôde acreditar que o Deus criador dos céus e da terra, assim santo e perfeito, se preocuparia em concertar e vivificar gente que ama estar longe dEle, e por causa disso, não pôde deixar de adorá-lo e segui-lo.

--

Ele passou por uma situação “Awesome”, (Sentido de pavor misturado com veneração).

--

Esse é o real sentido de “awesome”, esse é o conteúdo que dá significado a um dos adjetivos do nosso Senhor. Ele não é um “deus maneiro” que me entende, e que me ama tanto que não conseguiria se afastar de mim. Ele é Santo! E isso as pessoas esquecem! Sim Ele ama; sim Ele tem paciência; sim Ele quer morar em nós; mas Ele é SANTO, lembrem-se disso, não esqueçam, que o único motivo pelo qual Ele nos dá a chance de nascer de novo e herdar o reino dEle, é por causa do FILHO DELE, JESUS, e não por que nós somos criaturas irresistíveis e amáveis!

--

Ele não vincula o nome dEle com pecado, Ele é Santo.

--

Ele vincula o nome dEle a nós através do arrependimento e a fé em Jesus Cristo. Ele nos faz seu povo por um único motivo, e esse motivo não é “nós mesmos”.

--

Ele é um Deus maravilhoso e bondoso, mas não se esqueçam que Ele continua odiando a perversidade, e a misericórdia e o perdão dEle nos são concedidos sob uma condição: arrependimento e fé. Fora disso, não há coisa alguma que se possa fazer para adquirir perdão divino e uma segunda chance.

--

Mas então quer dizer Deus se ira? Que Deus odeia? Repito, novamente, as palavras de Paul Washer: Exatamente porque Deus é amor Ele odeia. Sendo Ele amor, Ele precisa ser totalmente contrário à perversidade. O amor e a bondade andam na contra-mão da perversidade e da malícia. Como pode um Deus que é “amor e santidade” ser indiferente com a perversidade? Logicamente um Deus que ama o que é certo, odeia o que é errado. (Exemplo usado por Paul Washer: eu AMO as crianças, portanto ODEIO o aborto!).

--

Mas sendo que todos erram, por que não fomos todos consumidos pela sua Justiça? Porque Ele nos deu tempo para nos arrependermos e olharmos para Ele, e enquanto esse tempo não acabar, ainda teremos tempo de nos arrepender e voltar para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído: a Sua presença!

--

Mas então vamos ver se ficou claro: Deus odeia? Sim! Ele odeia a perversidade e não pode habitar onde habita o pecado; o erro, e por isso Ele é Santo! Mas lembre-se, a ira de Deus não é como a nossa ira, pois a ira de Deus não está relacionada à vingança, mas à justiça!

--

Mas o problema é que todos erram, todos pecam, Deus não pode estar em nós! Verdade, mas lembremos que Ele também é misericordioso e paciente, e àqueles que, constantemente se arrependem e olham para cruz de Cristo e entendem que a morte dEle é o pagamento pelo nosso pecado, a esses é concedido o perdão e a nova vida. Na cruz, nossos pecados foram punidos, por isso agora Deus pode habitar em nós.

--

E se eu estiver falando mentiras, por favor, me provem com a Bíblia que estou errado! Achem versículos, passagens que dizem que Deus não se importa com o pecado, e consegue ser indiferente com a nossa (des)humanidade. Ache uma passagem que diz que Ele salvará a todos, até aqueles que não se importaram com a santidade e a retidão, pois nos ama demais para nos deixar morrer!

--

Tenho certeza que há aqueles que devem estar pensando que eu tenho uma mente primitiva. Ainda bem que eu realmente não me importo!

--

Os cristãos esqueceram que Deus é Santo e deve ser honrado como pai, por amor e respeito.

--

Como podem esses curtos parágrafos ofender tantos cristãos? Eu digo por que, é que como Walid Shoebat disse, o evangelho moderno é esse: …apresentar Jesus Cristo como se Ele fosse um grande ursinho de pelúcia; “Ele te ama (demais para te deixar ir para o inferno)”. O deus dos cristãos modernos é um deus Shakespeariano: cegamente apaixonado e disposto a passar por cima de sua própria Santidade e Justiça para salvar pessoas.

--

Poucos aqueles que pregam o evangelho; o arrependimento; contra o pecado; a morte do ego; o evangelho moderno é extremamente açucarado (e não estou falando do evangelho dos evangélicos, estou falando do evangelho pregado por gente considerada séria). Como falei em um texto anterior, não há mais exortação na igreja, ninguém mais se preocupa com o caráter que Cristo nos O-R-D-E-N-O-U buscar incessantemente; ninguém mais se importa com santidade; ninguém mais quer saber de honrar o pai ou de se abster do mundo. Os cristãos hoje se contentam em ser “casa de praia” do Espírito Santo, e não morada permanente.

--

A mensagem agora é outra, afinal, ninguém mais gosta de ouvir “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” – “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” – “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” – “Sede santos como sou santo”. Ninguém mais gosta de ouvir que é pecador e por isso não pode estar com Deus, a menos que alguém o aproxime dEle. O pastor que disser isso ofenderá os fiéis e não conseguirá dízimos.

--

A mensagem moderna é essa: “Jesus te ama demais para deixar o teu pecado te levar para o inferno, Ele não agüenta mais ficar longe de você. Hoje aqui, nessa noite, Ele já tinha você em mente, você não está aqui por acaso, Deus planejou que você viesse, pois você é o Seu filho predileto. O seu pecado, já foi perdoado independente da sua decisão racional de se arrepender e obedecê-lo, então para tê-lo em sua vida, ore comigo essa oração ( e dê o seu dízimo ). Portanto receeeeeeeeebbbaaaaaa agora.....”…ou algo assim!

--

Essa pode ser uma mensagem gostosa de ouvir; que faz bem para o ego, massageia a nossa consciência nos dando uma tranqüilidade a respeito da redenção, “afinal Deus me ama tanto, que Ele nunca me deixaria ir para o inferno”. Mas achem na Bíblia onde está escrito qualquer coisa parecida com essa! Achem para mim nos evangelhos um Jesus indiferente com o pecado. Cadê na Bíblia esse evangelho aguado e misturado com alto ajuda que a gente escuta o tempo todo e que diz que somos vencedores e merecedores de todas as bênçãos de Deus? Pois é! Eu também não sei da onde essa gente tira tanta besteira.

--

Quem deu uma ótima descrição do cristianismo moderno foi Dinesh D’Souza em seu livro “what’s great about christianity”, a descrição é: A God without wrath brought men without sin into a kingdom without judgment through the ministrations of a Christ without a cross. ( Um Deus, sem ira, trouxe homens, sem pecado, para dentro de seu reino, sem julgamento, através das ministrações de um Cristo, sem cruz ).

--

Onde não há arrependimento, cruz, perdão E julgamento, não há Jesus Cristo!

--

Então é possível que um Deus amoroso e piedoso possa odiar? Sim! Logicamente! Mas “graças a Deus Ele é Deus” e decidiu acertar as contas só no final, e para aqueles que durante esse tempo chamado “vida”, vivem na sombra da cruz, não haverá julgamento.

--

Deus seja louvado!

--

A questão é: Deus é “awesome”, e por isso mesmo a gente se preocupa com coisas como santidade e retidão. Porque Ele é Santo, e nós não somos!

--

Ele não é “maneiro”, ele é “awesome”. Ele não é o seu amigão/camarada que te dá conselhos nas horas do aperto, Ele é Deus Santo e Criador do Universo, e quer ser nosso Pai (por incrível que pareça), e por isso devemos obedecê-lo e honrá-lo.

--

Um das falhas na mentalidade cristã-moderna é pensar que Deus deixou de ser Santo e agora só se importa em encher o céu de gente, mesmo que para isso precise fazer “gol de mão”; que acabou esse papo de santidade e arrependimento, agora Ele só quer que você ore uma vez aceitando-o.

--

Não é assim irmãos! Não é essa a história da Bíblia! Não é esse o Deus descrito nos evangelhos!

--

Entendendo um pouquinho da santidade de Deus e a nossa perversidade, fica mais clara a necessidade de um redentor para a humanidade.

--

Então agora sim, se você tiver coragem, cante... “Our God, is an awesome God He reigns, from heaven above...”

--

Igreja! Prefira a honra do Pai!

--

Que Deus nos ajude a não dar mau testemunho!

Comentários

Anônimo disse…
Eu amo os seus posts.. Verdade para quem quer ouvir a verdade..Continue assim e que Deus te de cada vez mais sabedoria e dicernimento para passar a verdade Dele adiante doa a quem doer. Our God is an awesome God!!!
Felipe disse…
Sabedoria e discernimento são as palavras corretas, quem dera em todas as igrejas, pastores tivessem sabedoria e discernimento.

Abri o culto da igreja que frequento falando sobre isso, aceitou Jesus, blz, mas é santo? traz alegria a Deus? Cadê a santidade da igreja?

Muito bom o post....

Dá para refletir muito nesse assunto, os "crentes" hoje, pecam dando a desculpa de um Deus que perdoa os pecados(claro que perdoa mas...abomina o pecado) e correm atrás do perdão, e não pensam em antes correr atrás da santidade.

Preferem pedir perdão a Deus, do que pedir santidade para não pecar.
Pastor Julio disse…
Nós fomos criado a sua imagem e semelhança. isso quer dizer que temos emoções muito próximas de Deus, mais com um grande diferencial, Deus é eterno, o que significa dizer que ele aprendeu a lidar com suas emoções. E ele é poderoso, todo poder demanda responsabilidade, e Deus sabe lidar com o poder. Porém encontramos emoções em Deus do tipo: Em certa parte da Bíblia ele se arrepende de ter criado o homem, Isso significa voltar a tráz refazer... Porém na figura de Jesus fica estampado o seu amor. E essa caractística natural a Jesus e ao próprio Deus deve ser sempre resaltada antes das demais: Pois ele entrego seu filho unigênito para morrer por nós. Parabéns pela postagem.