Interpretação




Motivação e interpretação!
--
Uma interpretação da Bíblia sem a motivação certa dá luz a uma heresia. Por isso que precisamos e dependemos do Espírito Santo, para que a nossa interpretação não seja pretensiosa. Quer dizer que as verdades bíblicas são relativas à interpretação individual? Claro que não! Há apenas duas formas de interpretar a Bíblia: A certa e a errada; a interpretação da história como um todo, que considera todos os aspectos da escritura, e a interpretação de partes isoladas. Um versículo não pode contradizer o outro! A idéia é uma, a história é uma, a Bíblia é uma, portanto só há uma forma de se interpretar a Bíblia, esta é: debaixo da consciência de que “Deus é amor, e perfeito em misericórdia”, e isso Ele provou, incontestavelmente, ao entregar-se para ser morto em nosso favor! Portanto tudo que Ele faz, é em nosso favor! Sob esse entendimento (que é promovido pelo Espírito Santo e não por esforço ou exercício mental ) temos de analisar Suas palavras, e assim fazendo, todas as peças se encaixarão do jeito certo e nos revelarão um plano maravilhoso e muito complexo!
--
“ Jesus é a chave hermenêutica para interpretar a Bíblia.” A interpretação que cai fora da pessoa de Jesus de Nazaré, não serve! A Bíblia diz que “Ele era o verbo, e o verbo se fez carne”, portanto Ele é a manifestação humana da palavra; a sua versão personificada. Toda interpretação das escrituras deve ser condizente às atitudes e palavras de Jesus de Nazaré, o que não se encaixar com Ele, está fora!
--
A Bíblia se torna a “mãe de todas as heresias” quando interpretada sem o auxílio do Espírito Santo, que segundo a própria Bíblia, é “quem nos ensina as escrituras”.
--
Antes de ler a Bíblia, ore e peça auxílio do Espírito Santo para entender!
--
Mas na verdade, poucos querem entender o que a Bíblia realmente diz, a maioria lê a Bíblia em busca de argumentos que provem seu ponto de vista pretensioso. Muitos poucos se aproximam da Bíblia sem preconceito, e por isso há tanta interpretação Bíblica incoerente e maldosa. Fora de contexto, a Bíblia diz tudo o que você quiser! Fora de contexto, eu provo o ateísmo com a Bíblia!
--
Teologia da prosperidade – “profetize e declare” – unções especiais – ministérios de dança – cultos de batalha espiritual – canlvinismos – etc. Todas essas coisas são frutos diretos da interpretação carnal da Bíblia, pois para nenhum dos tópicos citados acima encontramos referência ou base na pessoa de Jesus Cristo, ou na vida e nas palavras dos apóstolos.
--
Gostaria de propor um desafio aos cristãos: Gostaria que vocês achassem referência, em Jesus Cristo, que apóia todos esses “ministérios”, “doutrinas”, “promessas” e “unções” citadas acima, repito: EM JESUS CRISTO, não quero salmos nem promessas feitas a Israel nem versículos isolados de Paulo, quero palavras da boca de JESUS ou dos apóstolos, que apóiam esses coisas! Eu quero ler Jesus falando que “bem-aventurados são os que declaram e profetizam em meu nome”, ou que “aqueles sob quem o Espírito Santo descia, caiam no chão e começavam a rir e agir como que se estivessem possuídos”, ou que Paulo ou Pedro “partiram do pão, cantaram hinos e fizeram batalha espiritual”, ou Jesus dizendo que “o sangue dEle não é suficiente para perdoar TODOS aqueles que QUISEREM”; quero ler Jesus dizendo que “bem-aventurado é aquele que não sofre e é suprido de todas as coisas materiais”, ou até Ele dizendo que “haverá o tempo em que os velhos sonharão, os jovens terão visões e as mulheres dançarão profeticamente”, quando vir essas coisas, então mudarei de idéia, até lá, estou com Jesus e a Bíblia e não abro mão!
--
A Bíblia só pode ser interpretada de uma forma: a correta! E essa é: Como um todo, uma história, um plano, uma vontade de um Deus perfeito; levando tudo à pessoa de Jesus Cristo.
--
Não há religião ou seita, religiosa ou exotérica que suporta à doutrina de Jesus Cristo e dos seus apóstolos! Comparadas com Jesus e os apóstolos, todas as manias evangélicas caem por terra.
--
Um versículo pode ser aplicado em várias situações, contanto que não fuja do seu contexto e comece a dizer aquilo que não está dizendo. O que os apóstolos escreveram não contradiz o que Jesus disse; o que Jesus disse não anula os profetas, e assim por diante. A coerência interna da Bíblia é fantástica. Como um professor de Oxford disse: “Se houvesse contradições sistemáticas na Bíblia, já teríamos descoberto todas elas depois de mais de mil anos de estudos, e assim teríamos concluído que a Bíblia é falsa. Mas até hoje, ninguém se levantou, a coerência interna que se encontra na Bíblia não pode ser encontrada em nem um outro escrito religioso!” (Ravi Zacharias).
--
Quem busca conhecer a Deus, com sinceridade, descobre vida nas escrituras; prazer na lei do amor e da graça; e, ao se encontrar com Jesus Cristo, é liberto de seus pecados. Quem se aproxima da Bíblia sem pretensão e com o coração aberto para lê-la como ela é, e querendo conhecer a Jesus, tem uma surpresa, e como meu primo disse: Poxa, mas eu já li isso, mas nunca tinha entendido!
--
Irmãos na fé: Não esqueçamos de interpretar o que lemos com um coração inclinado a conhecer o Senhor e o seu caráter; entender o seu plano misericordioso de redenção e sua motivação Santa por trás de Seus atos! Não esqueçamos que “Jesus é a chave para entender todas as coisas!”.
--
Os que se dispõe a abrir o coração, e a pedir ao Espírito Santo que interprete e ensine as escrituras; aqueles que admitem que “sozinhos não entenderão nada”, pois não há ninguém que entenda (Romanos) ou que tenha um coração limpo que possa produzir um entendimento correto (Mateus); esses que abrem mão de sua soberba e buscam em Deus o entendimento da Sua própria palavra parecem chegar SEMPRE às MESMAS conclusões.
--
“Àquele que falta sabedoria, peça sabedoria!” (Tiago) O humilde não tem problema em orar pedindo por sabedoria para entender as coisas do Altíssimo. E Ele sendo gracioso e fiel, nos concede a sabedoria necessária.
--
O soberbo, aquele que julga ser alguém; aquele que acha que pode ser bom, ou mesmo alcançar o favor de Deus através da força de suas próprias mãos, ou o que julga poder viver sem o perdão de Deus; a esses, lhes é impedido de conhecer as escrituras. “Porque a vós outros (os humildes) é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles (os soberbos) não lhes é isso concedido”. “Para que assim vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.” “Pois Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes, concede a sua graça” (Mt 13.11-13 e 1 Pedro 5.5)
--
O soberbo (o que é apaixonado por si mesmo e, segundo Deus, é idólatra), não somente não consegue entender a Bíblia, mas não pode entendê-la! Entender a Bíblia é privilégio daqueles que querem conhecer a Deus. A mente de Cristo não é para qualquer um, é para aquele que “quer”.
--
Portanto todo aquele que não admitir a sua “pecaminosidade” e insignificância diante do “Deus da criação”, e se arrepender, não entenderá UMA VIRGULA da Bíblia, e continuará não entendendo NADA a respeito de sua existência, e provavelmente continuará gastando seu tempo para achar, sem sucesso, as respostas que podemos obter em uma hora de comunhão com Deus.
--
O homem sem Deus não é capaz de entender o que lê a respeito de Deus. Somente através do arrependimento é que Ele pode fazer uma obra sobrenatural em nós, e converter um coração profano em um coração santo; em converter uma mente perversa a uma mente como a de Cristo, e assim, nos dando a dádiva de entender a Sua mente e a Sua vontade, contida na Bíblia. E é também por isso que a primeira bem-aventurança diz que “o reino dos céus é dos humildes”, pois esses não tem problema em admitir que precisam de ajuda para entender.
--
Gostaria de repetir um versículo: “Deus resiste o soberbo”.
--
Aos que não conhecem a Deus: “Arrependam-se”, pois é chagada a oportunidade de conhecer a Deus; alegrem-se, pois vos foi dado a chance de conhecer o Evangelho da salvação. Despertem! Pois Deus está disposto a salvar todo aquele que assim o quiser, e assim fazendo, conceber-lhes vida. Deus é gracioso e vos dá uma segunda chance, enquanto a Sua igreja estiver na terra, vocês terão uma chance, de graça! Abram os olhos, Deus quer salvar a todos, mas Ele não forçará ninguém a fazer Sua vontade! Jesus morreu naquela cruz para que “TODOS aqueles que cressem nEle recebessem vida eterna”.
--
Aos que conhecem a Deus, especialmente aos meus mais novos irmãos queridos e amados: Cuidemos para não perder o foco do Evangelho; para não interpretar a Bíblia sem o auxílio divino. Que oremos antes da leitura da Bíblia, para sermos guiados por Ele, e depois da leitura, para que Ele nos faça entender e aplicar Suas palavras em nosso dia-a-dia. Não esqueçamos que “não há mérito em nós, nenhum!”.
--
Com GRANDE alegria termino esse post LOUVANDO a Deus pelo que está acontecendo em nosso meio! Thomi, Joannes, Ismael, Paulo e Paulo, Otávio, Lenon e Luca, que o Senhor abençoe vocês todos! A alegria do meu coração é grande demais por vocês, o que aconteceu com vocês foi um milagre MUITO grande! Quanto mais vocês se confirmam no Evangelho e produzem frutos, mais alegria surge em mim! Meus queridos irmãos e queridos amigos, eu amo a cada um de vocês MUITO, e como fiz até hoje, continuarei orando por todos!
--
Que Deus esteja conosco!

Comentários

Unknown disse…
pela glória de Deus, graças a ele, tudo está nos sendo revelado...

te amo amigo... =D
Anônimo disse…
Vc nao imagina o quanto estou feliz por aqueles que entenderam o que significa seguir a Cristo.. Gloria a Deus pela vida de todos..
Talita disse…
Como disse David Wilkerson: E eu olho para todo o cenário religioso atual e tudo que vejo são invenções e ministérios de homem e carne.
Precisamos é do evangelho puro! Que Deus continue te dando ousadia pra falar aquilo que muitos temem ouvir:a verdade.