Fé incoerente!


Gostaria de começar com a definição da palavra “Coerência”: “congruência, nexo, ligação harmônica; qualidade de quem defende sempre os mesmos valores, as mesmas soluções para os mesmos problemas” – “Harmonia entre idéias ou acontecimentos“ - “É quando todas as crenças internas, as estratégias e o comportamento de uma pessoa estão inteiramente equilibrados e orientados no sentido de algo”. (Dicionário online)

--

A pergunta que gostaria que todos se fizessem é esta: Poderia ser a minha fé incoerente? Mas antes de entrar nesse assunto, vamos deixar bem claro o que é “fé”.

--

Definição de fé: “A certeza das coisas que não se vêem, e a esperança das coisas que acontecerão”. Acho que essa é a melhor definição de “fé” que alguém pôde ter dado, “as certezas das coisas que eu não vejo, e a esperança naquilo que vai acontecer” (em outras palavras).

--

Ou seja...

--

Eu não vi Deus fisicamente, mas mesmo assim sei de sua existência: Fé! Eu acredito nas coisas que Deus profetizou e que iriam acontecer (que na verdade, muitas, já acontecem agora): Fé! Eu não vejo o Espírito Santo, mas sei que Ele, por meio de Jesus, agora, habita em mim: Fé! Eu não vejo Deus trabalhando no meu coração, mas acredito que Ele esteja: Fé! No fim das contas é fé: Eu acredito! Mas, da mesma forma, você não vê, nem nunca viu, seres evoluindo, porém acredita que é assim que chegamos aqui: Fé! Você não viu o big-bang acontecer, mas acredita que foi assim que tudo começou: Fé! Você supõe que Deus não exista, mas não pode provar: Fé! Você crê em outros deuses: Fé! Essas são as certezas que não vemos, mas, acreditamos; essas são as nossas esperanças naquilo que há de vir. No fim das contas, é tudo fé mesmo! Todos nós chegamos a um ponto onde a razão não explica mais, onde os empirismos não são suficientes e experiência nenhuma nos dará resposta; onde tudo o que nos resta é “acreditar” que é, foi e será “de tal forma”.

--

Mas em que sentido me refiro à “fé incoerente”, na pergunta acima? Refiro-me no sentido de que, se eu afirmo que sou filho de um Deus santo, e vivo de forma iníqua, estou sendo incoerente! Pois não há um “equilíbrio de crenças e de comportamentos” na minha vida; não há “harmonia” entre aquilo que eu acredito que sou, e aquilo que eu sou de fato; não há “ligação”, “defesa dos mesmos valores”; estou sendo hipócrita quando digo algo assim! Declaro ser algo que eu não sou, e de gostar de coisas que eu não gosto! Isso é uma fé incoerente! Como posso ser um filho de Deus e satisfazer a vontade de satanás? Nesse sentido me refiro à “fé incoerente”!

--

Cada um deve viver de acordo com aquilo que acredita, e se assim não fizer, estará sendo incoerente no que acredita; hipócrita!

--

Não podemos pegar algumas “verdades” daqui, outras dali, e assim, montarmos nossa própria verdade, isso não seria uma “busca pela verdade”, isso seria uma “busca de interesses”. Quem faz isso, procura para si uma verdade, um tanto quanto, conveniente não acham? Uma “verdade” que se encaixe ao meu estilo de vida, não é uma “verdade”, é um pretexto para desculpar o meu sentimento de culpa! Não é coerente procurar por um deus que me diga aquilo que eu queira ouvir, ou que se encaixe com a minha concepção de “deus”! (Engraçado, há um versículo na Bíblia que diz que os homens fariam exatamente isso).

--

Não se pode escolher verdades de vários “deuses”, que não estão falando a mesma coisa, e assim, montar o seu próprio deus. Portanto, ou se descarta a Bíblia, ou se acredita, o que passa disso é incoerência. Se você se denomina cristão, então aja, pense, fale e ande como um cristão; aprove aquilo que Deus aprova e reprove aquilo que Deus desaprova, não seja incoerente! Se você é mulçumano, ore 5 vezes por dia na direção Meca, por natureza, odeie todos aqueles que não são mulçumanos e seja mulçumano, mas não seja incoerente de dizer uma coisa e viver outra. Se budista, medite, evite o mal e busque o nirvana, aja como um discípulo de Buda! Se ateu, viva como um ateu, descarte a Bíblia, por completo, e viva a partir de seus instintos animalescos! Busque prazer! Acasale-se! Dê um jeito de perpetuar a existência dos seus genes às gerações porvir! Mas não seja hipócrita ao ponto de não acreditar em Jesus mas querer imitá-lo!

--

Eu o amo, portanto me assemelho a Ele; faço de tudo para ser igual a Ele! Você o odeia? Faça o contrário do que Ele mandou fazer! Mas isso ninguém quer, não é? Pois é, o meu Deus é odiado por quase todos, mas imitado mundo a fora como nenhum outro! Se você quiser imitar Jesus apenas em partes, tudo bem, Ele realmente é digno de imitação, o meu Deus realmente é grandioso, mas então, qualquer argumento seu contra Ele se torna nulo; vão; sem base e sem peso.

--

Por isso qualquer argumentação que não estiver balanceada e harmonizada com atitudes, se torna incoerente. Se você não perde a oportunidade de zombar de Jesus, pela menos seja coerente, e não o imite; seja homem! Viva de acordo com o que você prega! Mas se, porventura, você achar que Jesus é o perfeito exemplo de ser humano, e quiser imitá-lo, mas não crer no que Ele disse de si mesmo, tudo bem, apenas aceite o fato que qualquer objeção feita por você contra Ele, não surtirá efeito algum!

--

Não adianta dizer para todos que odeia pizza; que se vir pizza na sua frente, vomita; e comer pizza todos os dias! E se assim fizer, que seja sábio de não bradar em plenos pulmões: EU ODEIO PIZZA, pois será visto como um louco! Ué, ele odeia mais come?

--

Eu vos incentivo: Imite-o! Imite o meu Deus, Senhor Jesus Cristo! Seja compassivo, amoroso, paciente, benigno, misericordioso, honesto, humilde, educado e respeitoso; não mate, não roube, não minta, honre seus pais, não adultere com a mulher do outro. Faça isso e serás bem aceito e admirado entre as pessoas. Busque no seu coração tudo que há de bom e justo, se há alguma virtude nesse mundo, que seja motivo do seu esforço alcançá-la; faça exatamente como meu mestre mandou fazer. E depois de imitá-lo e buscar aquilo que Ele disse ser “bom”, negue-o e diga que Ele “não sabe o que faz”. Isso será no mínimo engraçado.

--

Cuspa na “Bíblia” que “não leu”!

--

Gostaria que cada um começasse a viver de acordo com sua fé! Assim... Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. (Apocalipse 22.11). Se assim fosse, não haveria mais discussões!

--

Se Deus não é... que me aproveita isso?.. Comamos e bebamos, que amanhã morreremos. (1 Cor. 15.32)

--

Que cada um se torne igual ao seu ídolo! Se de Cristo, como cristo. Se de Darwin, como Darwin. Se de satanás, como satanás, e assim por diante...

--

Sejamos homens de acreditar naquilo que acreditamos, com coerência e sabedoria!

--

Se você é filho de Deus, imite-o! Faça a vontade do Pai que está nos céus, pense muito antes de abrir a boca para dizer que é cristão, lembre-se, você estará se comparando a Cristo quando disser isso! Você estará dizendo que acredita no que Ele acreditou; faz o que Ele fez; é como Ele foi (bom, pelo menos tenta ser igual). Quando você abre a boca para dizer que é cristão, você se põe como resposta de Deus nesse mundo perdido, como aquele que descobriu o caminho da salvação!

--

Exatamente por isso que sou Cristão, porque Jesus foi o único que, além de dizer a verdade, acreditou nela e viveu de acordo com ela. O que prova a mensagem de amor que Jesus passou, é que Ele se deixou matar, em amor, por nós, para que nós pudéssemos ter uma segunda chance, assim comprovando seus anos de pregação e ensino! Ele foi à morte para provar que estava falando sério! Isso é uma mensagem coerente! O que os outros deuses fizeram em prol da humanidade? Meditaram? Escreveram? Deram dicas?

--

“A fé sem obras é morta”!

--

Me desculpem, mas...não foi Buda que morreu em meu lugar! Não foi Krishna que deu o sangue por gente que não valia nada! Não foi Alá que se esvaziou de sua glória e desceu à terra, em forma humana, para fazer aquilo que os seres humanos não poderiam ter feito! Não foi nenhum outro guru ou mestre que se deixou pregar em uma cruz por amor aos seus discípulos! FOI JESUS CRISTO! A diferença entre todos os outros “deuses” e o meu Senhor Jesus, é que Jesus estava falando sério quando disse que nos amou!

--



Comentários

Robin Son disse…
Se ateu, viva como um ateu, descarte a Bíblia, por completo, e viva a partir de seus instintos animalescos! Busque prazer! Acasale-se! Dê um jeito de perpetuar a existência dos seus genes às gerações porvir! Mas não seja hipócrita ao ponto de não acreditar em Jesus mas querer imitá-lo!

o fato de uma pessoa se considerar ateu, nao significa que ela tenha q descartar jesus e viver como animalescamente, embora sejamos todos animais, deus a impresao q q um ateu, vai sair com um machado e destruindo td pela frente.
a palavra ateu, quer dizer sem deus, uma pessoa q nao tem deus, ou q nega deus, nao nego completamente, pois nao posso afirmar a nao-xistencia dele, mas da mesma forma nao posso afirmar a existencia de deus. Me "considero" sem-deus, nao tenho um deus, nem um personal jesus, como muitos tem por ai, ou talvez tenha e nao saiba, tal como vou escrever adiante. Um ateu, geralmente ja cumpre um dos mandamentos de deus q é; nao chamar o santo nome em vão, os ateus nao correm para deus para resolverem seus problemas, eles resolvem sozinhos, os ateus fazem o bem pois acham q essa é a melhor forma de viver, e nao para conseguir um lugar debaixo da saia dourada de deus, como fazem algumas pessoas q acreditam em deus. Ser ateu nao é algo maligno (na minha visao), o q deixa um ateu revoltado, nao é exatamente a crença em deus, mas como certas pessoas usam essa crença para se beneficiar, como o bispo macedo e depois pulhas como eles, e vcs cristaos acreditam q concordam conosco nesse ponto. E quanto a coerencia é algo MEGA, HIPER, ULTRA complicado hj em dia, seja em crenças, politica, time de futebol, etc e etc, ao mesmo tempo, acho complicado ser completamente coerente, pois isso priva experiencias e abre margem para preconceitos.

eu como disse, nao tenho deus, ou deuses, acho interessante varias partes da biblia, acho interessante, o alcorao, assim como os upanixades, e os escritos de bhagatva gita, o buda, assim como mitologia nórdica, e o q sobrou do conhecimento dos indios mezo-americanos, e etc e etc e tal, pode parecer uma concha de retalhos, mas como ainda nao conheci nem metade do q os humanos escreveram e dificilmente conhecerei, nao me ponho no ponto de defender algo, pois pode ser q mais a frente eu va defender outra ideia, e dai passarei por vira-casaca, vendido enfim, e de td oq li até hj oq mais q encaixo, ou acho q me encaixo, é no ceticismo, porem, nem tao cetico assim, pois acredito ser possivel um mundo de bondade soh pela bondade, nem desejo de algo em troca.

porem, como disse Nietzsche, "morrer pelas minhas ideias!!?
eu nem estou tao certo delas"
Robin Son disse…
eu escrevo e nao releio para corrigir os erros de ortografia.
como eu escrevo vai, nao da tempo para revisao, pesso desculpas por isso.
Robin Son disse…
eu assisti o video soh depois de ter escrito, muito boa propaganda,
eu sei q vc quis demonstrar q soh jesus foi la e deu sua via, se arrisocu e tal, porem ao mesmo tempo, eu percebo q o cidadao do buraco, nao foi confiante o suficiente, nas proprias forças dele, e se entregou, eperando q alguem solucionasse seus problemas, alguns deram orientaçoes, q ele nao desenvolveu, ele nao percebeu q a força esta nele e nao fora dele.
acredito q as religioes se adequao ao lugar onde elas estam, e aos povos q elas pertencem, tentando mostrar a força q cada ser humano tem, porem os proprios humanos distorcem essa ideia e a utilizam de maneira erronea,tentando e conseguindo lucrar as custas das crenças dos outros, e sei q nao é o teu caso, como ja disse antes.
Unknown disse…
eu acho que tu devia ler isso ali de novo, acho que tu nao entendeu direito...
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu peço que por favor...evitem discussões!
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Robin Son disse…
soh vou ler, e continuarei lendo seus textos, acho interessante, faz-me entender melhor oq vcs pensam,
porem para evitar situaçoes deselegantes e desagradaveis, irei escrever oq penso no meu blog, q ja ta cheio de teias de aranha, se alguem desejar ler é soh clicar na toto do quadro do salvador dali, ou no meu pseudonimo.
Anônimo disse…
teste...1 2 3