"Cale-se cale-se cale-se, você me deixa louco!"

No que diz respeito às conversas que vem acontecendo em comunidades do Orkut, envolvendo colegas e amigos meus, não pude deixar de ler e dar a minha opinião! Peço que por favor, não me levem a mal, e ao mesmo tempo que peço isso, sei que vocês IRÃO me levar a mal, portanto, os ofendidos que se ofendam, não estou tentando agradar a ninguém.
--
Eu acho simplesmente espetacular escutar alguém dando sua opinião sobre a Bíblia, e contra isso, realmente, não tenho nada contra, na verdade, até respeito e levo em consideração muitos argumentos, porém o que ainda não entendi é “como pode alguém que nunca leu a Bíblia, concluir que ela é falsa?”.
--
A pergunta que eu faço é: Quantos anos você tem? Quantos anos têm a Bíblia? Então quer dizer que você gastou seus vinte e poucos anos de existência estudando um livro milenar, e depois de muita comparação e observação de seu conteúdo, você chegou à conclusão de que ele é falso?
--
Quando você diz que “a Bíblia é apenas um livro poético e simbólico”, você diz isso baseado em alguma outra coisa ALÉM do seu próprio descontentamento individual com ela?
--
Ora, mas então do que você está falando? Eu não quero sua opinião, eu quero evidência e coerência; eu quero esclarecimento; eu quero respostas. Você as tem?
--
Quando alguém diz que a Bíblia é contraditória, eu pergunto: É mesmo? Poxa, onde? Em que livro e em que passagem há uma contradição? (Por favor, me poupem dos apócrifos e do código DaVinci, acho que comparar ficção com história não é o caso aqui). E se há incoerência na Bíblia e vocês a descobriram, por que vocês não vão a público com essa notícia? Se vocês fizeram uma descoberta dessas, por favor, não privem o mundo dela! Eu vos ajudo se for o caso!
--
São mais de 3.000 anos de história e de profecias se cumprindo contra os seus 20 anos de opiniões incertas. O que tem mais peso? Que lado tem mais credibilidade?
--
Repito: Afinal, dizem o que dizem baseados no que?
--
O que seria do mundo sem a Bíblia cristã? Um mundo bárbaro! Da onde você pensa que vieram as noções de direitos humanos e liberdade de expressão? De Buda? Alá? Krishna? Quem nos ensinou a viver em amor e perdão uns com os outros? Alan Kardec? Marx? Charles Darwin? Vocês só têm o “direito” de escolher o que querem para suas próprias vidas por causa da Bíblia cristã, que vos dá essa liberdade; não fora a palavra do meu Deus, vocês não teriam nem esse “direito”.
--
Não fora a palavra de Deus revelada na Bíblia, é provável que viveríamos sob uma ditadura severa (pois uma das características principais desses regimes é esse: extermínio da Bíblia e proibição sob ameaça de morte de realizar qualquer tipo de culto religioso)
--
Vocês só podem falar mal da Bíblia porque ela existe e lhes dá permissão! Imaginem: Um mendigo ganhando “sacolão” e murmurando baixinho, “essa gente não deveria existir!!”. Essa é a situação que vejo.
--
Não tenho problema com quem não acredita na Bíblia, eu também por muito tempo não acreditei; não tenho problema com quem não gosta do que está escrito, muito menos de quem não a aceita como verdade, que cada um viva de acordo com aquilo que acredita, mas tenho um problema com quem declara veemente que ela é falsa, sem nunca sequer ter lido ou parado para refletir na sua importância!
--
Só acho que os mais de 60 livros que a constituem, escritos por mais de 40 autores que viveram em séculos diferentes, mas escreveram a mesma coisa (coincidência né?); um livro que através da história vem se comprovando verdadeiro, relevante e atual; pelo qual muitos deram sua vida para publicá-lo; o qual influenciou as maiores mentes que esse mundo já viu; um livro filosoficamente satisfatório, historicamente apurado, eticamente perfeito, cientificamente coerente, e de um conteúdo que é capaz de revolucionar a vida de uma pessoa ao ponto de promover os maiores e mais benéficos feitos que a raça humana já testemunhou; um livro assim merece um pouco mais de respeito! Pois um único versículo da Bíblia tem muito mais valor para a humanidade do que todas as suas idéias/opiniões/pré-concepções e preconceitos, ou qualquer outro escrito filosófico/religioso.
--
Então vejamos quem tem mais peso. Sua opinião, ou a da Bíblia? De quem é a doutrina mais justa, seguida e imitada, na qual as constituições democráticas se baseiam? Da boca de quem saíram as palavras mais construtivas já ouvidas até hoje?
--
Se houvesse uma contradição sistemática e convincente nesse livro, que já foi estudado e acreditado por gente do porte de Isaac Newton, já não teríamos descartado ele da nossa cultura? Já não haveria material didático disponível suficiente para desmenti-lo? Nenhum outro escrito religioso tem o peso e a importância que a Bíblia cristã tem; nem um outro escrito religioso tem tamanha coerência interna e contemporaneidade! (Sem entrar no mérito das profecias que já se cumpriram) Nenhum outro, e isso não é opinião minha! Pessoas como Ravi Zacharias e Dinesh D’Souza, entre outros palestrantes, filósofos e cientistas, mui bem credenciados, tem argumentos, livros, palestras e material muito mais relevantes e convincentes do que citações filosóficas retiradas do Wikipedia!
--
Como um filósofo, creio que francês, disse: “Se a Bíblia tivesse sido inventada por homens, tais homens mereceriam todo o meu respeito e dignidade, pois nenhum ser humano normal poderia ter escrito tal história!”. Agora vêm vocês, “filósofo-de-bituca-de-cigarro”, achando que com seus argumentos rasos destruirão o cristianismo de alguém que depositou sua fé num livro que tem o peso da Bíblia? Vocês acham que com duas ou três citações de Nietzsche no auge de sua frustração sexual, ou alguns versos de Freud, derrubam o que Jesus Cristo, o personagem mais importante para a história da humanidade, falou!? Vocês acham que o seu humanismo hollywoodiano põe em cheque uma verdade milenar e comprovável!? Vocês acham que uma mente rebelde e cheia de preconceitos religiosos (que não tem certeza nem da própria existência) vai ser mais lógica do que a mente dos escritores da Bíblia!? Gente que não sabe nem que camisa vai usar para ir para o “River Rock”, já desvendou os segredos da Bíblia e concluiu que ela é falsa?
--
Nós, cristãos, não estamos tentando provar nada a ninguém, só estamos mostrando que o pensamento preconceituoso, e agressivo, de vocês, beira o ridículo, ao ponto de fazer vocês afirmarem coisas que nem vocês mesmos devem acreditar! Eu já considerei o lado evolucionista e humanista da vida, já ponderei a seu respeito, realmente o considerei, mas depois que conheci Jesus tive de admitir: “faz mais sentido”. A fé Bíblica é racional e tem argumentos muito bons! Nós vivemos em Cristo/com Cristo/para Cristo, porque Ele nos amou primeiro e nos deu vida, e não porque temos medo de morrer ou porque alguém nos prometeu entrada no céu! Engraçado que de quase tudo aquilo do que vocês nos acusam, vocês são culpados! “Não sabemos conversar!” – “Somos cabeça-fechada!” – “Fanáticos!” – “Irracionais e incoerentes!”. Pois é, mas já diz a Bíblia: (Portanto, você que julga os outros é indesculpável, pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas) - Romanos
--
Um fator muito importante na “busca pela verdade” (que na verdade, para muitos, é uma busca de interesses pessoais), é preciso estudar os DOIS lados da questão, e estar disposto a entender, e buscar verdades sem pretensões, e isso é algo que os humanistas não fazem, antes só consideram o seu argumento, (creio que é por medo de estudar o outro lado, e descobrir algo que não queiram).
--
Antes de falar da Bíblia, conheça um pouco de história, arqueologia e ciência, não banque o teimoso, admita o óbvio pelo menos!
--
Algumas conclusões a respeito da Bíblia.
--
Aos meus irmãos na fé e amigos queridos: Não tentem convencer ninguém à base argumentação forçada, pois não foi assim que vocês vieram a crer, e não será assim que Deus os levará ao entendimento, antes, orem para que Ele quebre todo preconceito e todo orgulho, e assim os traga para Sua luz, como nos trouxe uma vez. Lembrem que na Bíblia está escrito que esse tipo de discussão não leva a nada além de brigas! Jesus não chamava gente para discutir, mas andava por aí pregando, e esperando que as pessoas se arrependessem e viessem por escolha própria.
--
Aos meus colegas que rejeitam a fé: Eu amo e gosto de vocês, não quero ofende-los, mas gostaria que antes de rejeitar Jesus Cristo, vocês considerassem e calculassem as conseqüências: Se a Bíblia for falsa, não perdemos nada, mas se for verdadeira, vocês perdem a oportunidade de conhecer a Deus. (Blaise Pascal).
--
Outra argumentação que li, e achei, pessoalmente, um tanto quanto “despreocupada” em saber o outro lado da história foi: Convertemos-nos por medo da morte, e isso é covardia e egoísmo! Bom, isso é mentira. Por acaso, alguém se preocupou em saber o nosso argumento em prol da conversão antes de dar uma resposta assim, despreocupada?
--
Quantos dos que são convertidos, ou estão no processo de conversão, (estou falando de nós gente!), estão vindo a Deus por medo de morrer, ou por medo do inferno ou por querer existir para sempre? Eu te digo por que eu me converti (tentarei dizer isso da maneira menos romântica possível): A graça de Deus foi irresistível! Por amor; por gratidão e esclarecimento; uma vez que tive um encontro com Ele, não pude negá-lo, como o faria, se Ele me amou primeiro como poderia rejeitá-lo? Eu me converti, melhor dizendo, fui convertido, porque escolhi assim! Baseado no que presenciei e experimentei, tomei uma decisão.
--
O próprio Jesus nos manda vir a Ele, não por medo da morte, nem fugindo do inferno, mas em arrependimento, “aquele que entender que o pecado é uma maldade inata que “bestializa” e apodrece o homem de dentro pra fora, e se arrepender, e quiser ser liberto, esse pode vir a Mim, e encontrará a salvação”. Esse é o apelo, e sempre será! Arrependimento! “Arrependei-vos porque está o próximo o reino dos céus”.
--
Basta entender alguns conceitos básicos e óbvios para entender o porquê uma pessoa vem a Cristo: (leiam mais de uma vez se preciso para entender, não creio que fui muito claro)
--
1) Se Deus existe, Ele é santo e perfeito, ---- pois somente um ser assim para criar algo tão harmonioso como o universo e algo tão perfeito e puro como o Amor e o Perdão. (Homens imperfeitos não seriam capazes de idealizar um ser perfeito, pois tudo que consideram é a partir de si mesmos, portanto homens imperfeitos, idéias imperfeitas. Portanto alguém perfeito, deve ter colocado a noção de perfeição em nós).
--
2) Nós somos imperfeitos ---- percebendo que Deus é perfeito, e que nós somos imperfeitos, chegamos a uma triste conclusão: Deus não pode habitar conosco, pois onde habita a perfeição, não pode habitar a imperfeição. Estamos separados de Deus.
--
3) Deus sendo perfeito, achará um modo de nos tirar dessa ----- sendo perfeito, Ele será perfeito em amor e misericórdia, e sendo assim, poderemos ser perdoados. Mas Ele também é perfeito em justiça, portanto devemos pagar por aquilo que cometemos contra Ele. Justiça é justiça e não pode ser burlada. Mas então, como satisfazer o amor, a misericórdia e a justiça de Deus, de tal forma, que Ele consiga perdoar e justificar o homem imperfeito?
--
A reposta: O homem é imperfeito portanto não pode fazer nada. Deus é perfeito, e a única forma de Deus perdoar o homem sem cometer injustiça, é se sacrificando em favor da humanidade; é pagando a nossa dívida: JESUS CRISTO. “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado.” (João 3.16)
--
“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo,” (2 Coríntios 5.19)
--
Conclusão: Deus deu um jeito, e quem não aceitar essa solução, deverá arcar com as conseqüências de suas escolhas. Parem com as discussões, ninguém sai ganhando com isso, que cada um continue vivendo de acordo com aquilo que acredita, e veremos quem tem razão no final dessa vida!

Aquele Abraço, amo a todos!

Comentários

Don disse…
Valeu Guigo, as vezes é bom uma sacudida pra gente parar de falar hehe

Um abraço!
Anônimo disse…
bom de mais, tenho q pedir muito perdão agora...

muito obrigado pelo chaqualão.
Robin Son disse…
se tempo fosse parametro para quem esta certo e quem esta errado, entao os estrupadores de 50 anos de idade estao corretos tbm, pois eles sao mais velhos q eu.

- Deus matou um monte de humanos, pelo seu amor aos humanos - é verdade é bem coerente.

nao digo q nao ha nada de util, ha muitas liçoes de etica muito boas, mas considera-la verdade absoluta é exagero, na minha visao.
o direito q vc diz é a biblia q criou, hahahhahhhah, moises (alias Tut Moises, seu nome correto) quando escreveu os 10 mandamento, ele se baseou totalmente no codigo de hamurabi, q é baseado nas leis de sargao I, muitos e muitas e muitos anos antes da biblia crista, q é catolica na verdade, os exemplares q chegam até vcs.
E como TUT MOISES, foi criado pelo faraó egipcio ele foi educado em direito e liderança, logo ele sabia oq estava fazendo.
e as mensagens de paz q Emanuel, o jesus, herdeiro de david, leao de juda, etc e etc, sao as mesmas q o mestre buda ja falara, apenas 500 anos antes de jesus nascer, entao, pela sua logica de tempo, buda esta certo e a bublia nao.
e quanto a khrisna, entao esse é o deus real, pois apenas 6000 anos de existencia, acho q o teu deus e a tua biblia perderam, e para conplementar buda, é uma representação de khrisna na terra, tal como jesus é de deus, logo ha um certo plagio ai.

nao desmereso a biblia por completo, como ja disse, respeito Emanuel, e acho ele alguem de imensa sabedoria, porem, um humano de carne e osso, nada divino.

no mais se expremermos a biblia sairao baldes e baldes de sangue, claro q sem deus ia ser pior, sem duvida.

o dia q os humanos passagem a praticar o bem sem desejar algo em troca, como um pedaço de terreno no ceu ai eu vou vou considerar evoluçao, e altruisno, até la serao apenas pessoas tentando salvar seu coro do fogo do marmore de satanas.
Unknown disse…
Muito bom Guigo. Eu tava demorando pra entender isso, então a conversa ontem e o texto agora me ajudaram.
Obrigado.
Day disse…
Como sempre, surpreendente.
Belo artigo, sem dúvida cala ...

A Paz!
Unknown disse…
Perfeito, Guilherme... Tomei a liberdade de postar este seu artigo (com algumas, pequenas, alterações) em meu site pessoal. Deus te abençoe, e continue te usando com a coerência que Ele te deu.