Sentido sem vida



Voltando de Blumenau, no ônibus, lendo o novo testamento, percebi em um texto algo que me fez repensar alguns pontos da minha fé...foi em 2 Coríntios, não lembro onde...mas está lá!


Pense em um antônimo. O que é um antônimo? É uma palavra de significado oposto, por exemplo, o antônimo de ódio é paixão, de certo, é errado! Mas para que a palavra “antônimo” tenha significado é preciso que exista uma palavra de sentido oposto a antônimo, no caso, o sinônimo. Faz sentido dizer que uma palavra possui seu oposto, quando ela também possui seu concordante. Por que a palavra “sim” faz sentido? Ué, porque existe a palavra “não” que a completa. Tente imaginar um mundo onde a palavra “sim” não existisse, se isso fosse possível, a palavra “não” não existiria (e essa frase não faria sentido algum), pois uma completa o significado da outra!


Com esse raciocínio, pensei nos termos “vida”, “morte” e “ressurreição”, um só existe porque o outro também existe, são “definitivamente-dependentes”. A morte anula a vida. A vida supera a morte. A ressurreição traz de volta à vida. O significado desses termos se encontra em seus opostos, portanto “vida” não traz sentido à “vida”, traz sentido à “morte”, que por sua vez, justifica a “ressurreição”.


(Cuide para não se perder nesses termos e se confundir, leia com calma)


Tendo isso em mente, pensei no que Jesus oferece, Ele diz: Eu vim para que vocês tenham vida. Mas se eu pressuponho que já tenho uma “vida”, então a “vida” que Jesus está oferecendo se torna sem sentido, e inútil para mim, pois “vida” não dá sentido à “vida”!


Mas então tem muita coisa errada, pois muitas denominações pregam que Jesus Cristo é o fator que dará sentido e trará melhoras a sua vida. Mas isso é o que eles pregam, não o que Jesus pregou. Jesus não veio barganhar prosperidade, nem oferecer “upgrades”! Se Ele disse que veio para que a gente tenha “vida”, e “vida” em abundância, então quer dizer que antes dEle havia o que? Morte, e morte em abundância. A Bíblia diz que através de um homem, Adão, a morte entrou na humanidade, e através de um homem, Jesus, a morte foi cancelada.


Jesus em momento algum ofereceu melhoras para sua, suposta, “vida”; Na verdade, Ele deixou bem claro que sem Ele não há vida, nunca houve, no momento que rompemos com Deus rompemos com a vida. Todos estão mortos, existencialmente mortos, saindo de uma barriga e entrando em uma cova. Sem sentido, sem razão, sem esperança, fazendo o que dá vontade, rolando de um dia para o outro até o fim chegar. Essa é a realidade da qual Jesus Cristo falou. E isso é tão verdadeiro, que tempos depois um filósofo chegou à mesma conclusão, “penso, logo existo”, muito bem, existe, uma rocha, a poeira e água não pensam, mas também existem, mas existir não é viver! Portanto, meu amigo e eu, cunhamos um novo ditado, “Creio, logo vivo!


Existir, todos existem, mas viver, poucos vivem.


Deve ser por isso que as “igrejas” evangélicas estão tão cheias, pois a mensagem de prosperidade que elas dão é uma mensagem que visa melhorar a SUA “vida”( e quem não quer isso hum?), mas a mensagem de Jesus não, essa deixa bem claro que a “vida” dEle foi sacrificada para que a nossa “morte” fosse cancelada, para que então tivéssemos a “vida” DELE, e pudéssemos ressuscitar COMO Ele, e ter de novo a comunhão que tínhamos com Deus há muito tempo atrás. Mas quem prega isso hoje em dia? Quase ninguém! (Porque isso não atrai fiéis nem dá dinheiro! Mas esse é um outro assunto...)


Agora faz sentido dizer que é preciso nascer de novo! Afinal, fomos colocados nessa existência pela vontade da carne, de nossos pais biológicos; já nascemos com o objetivo de morrer, mas aquele que se encontra com Jesus, nasce pela segunda vez, e dessa vez, para a “vida”!


Para aqueles que entenderam que estão mortos: há uma saída, há Jesus, Ele é o poder de Deus para salvar todos os que querem ser salvos. Se você quiser se reconciliar com o seu Criador, você pode, pegue sua Bíblia, abra nos evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, leia e busque arrependimento, e você encontrará um Deus amoroso e paciente de braços abertos para te perdoar e aceitar. Mas quem quer isso? Poucos não é? A verdade é que a grande maioria não quer a “vida” de Jesus brotando em sua existência! Por que? Porque na “vida” de Jesus você não encontra espaço para o seu pecado favorito! A questão é, e sempre foi na verdade, sempre a mesma: Quem quer? …Quem creu em nossa pregação...Jesus mesmo disse: Vocês não vem por que vocês NÃO QUEREM ter “vida”!


Na verdade, eu sei quem quer, aqueles que foram humildes o suficiente para admitir que são criaturas falhadas, arruinadas e desprovidas da semelhança de Deus, esses buscam o Jesus Bíblico, o Jesus que eu conheço.


Mas os que querem melhorar de “vida”, esses vão para as denominações evangélicas declarar a benção e profetizar, semear a provisão e estabilidade financeira; esses vão buscar na religião motivo para justificar sua ganância e santificar seus pecados.


Mas quem quer “vida”? Eu pergunto, quem de vocês quer “vida”? Eu sei onde tem!


Deixo com vocês o texto que me fez entender isso: 2 Coríntios 4 11 - ...Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a “vida” de Jesus também seja revelada em nosso corpo.


João 3.16......Para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha “vida” eterna....


Em Jesus não encontramos sentido para “vida”, encontramos, simplesmente, “vida”!


Um grande abraço a todos!


Guilherme Adriano

Comentários

Anônimo disse…
Cada vez mais eu gosto do que voce escreve. Nao e por ser meu filho, mas porque voce realmente entende p plano do Pai do Filho e do Espirito Santo.
Me sinto edificada querendo cada vez mais conhecer, saber e viver a Palavra . God bless you

Love you so much

Mom
Unknown disse…
Sem dúvidas, cada poste surpreende.

Novamente, parabéns pelo blog.
E, particulamente, "sentido sem vida" é um dos melhores.

A Paz.