formatando o HD


(Esse texto saiu de uma conversa que tive com uma colega de faculdade, Bruna, em SP durante a viagem da FURB, estávamos conversando sobre vários assuntos, e gostaria de escrever aqui parte da conversa, a parte que tratamos sobre o "nascer de novo".)

Bom...

Fico triste em ver que muitas figuras bíblicas perderam o sentido de tanto serem repetidas sem sabedoria ou fora de contexto. Fico triste em saber que "amor" não significa mais nada, antes nós rebaixamos o amor a um mero sentimento, a um impulso sexual; que "aleluia" virou o "pode crê" versão gospel; que "milagre" tem a ver com passe de mágica; fico triste em saber que muitas palavras e exemplos bíblicos tenham terminado desse jeito. Mas estou disposto a esquecer tudo que já aprendi sobre "religião" e começar do zero, perguntando para Jesus o que Ele quis dizer com seus exemplos.

As parábolas que Jesus contava, os exemplos que ele citava, os termos que usava, eram tão bons, que conseguiam exemplificar exatamente o que Ele estava querendo dizer; tão eficazes que ambos pobres camponeses e eruditos entendiam sua mensagem.

Mas hoje, emburrecemos; decidimos deduzir que o que Jesus disse é primitivo e desatualizado porque na realidade não entendemos nada!

Demorei muito para entender certas partes da bíblia, mas depois de muita frustração, decidi ser humilde e confessar que "sou burro e simplório demais". Que para conseguir entender certas coisas, certos "tesouros", precisava primeiro esvaziar a lixeira, limpar a minha cabeça de muita coisa, tive que aprender a pensar, ainda não sei fazer isso direito, mas Jesus está me ensinando.
Decidi seguir o conselho que li em Tiago "faltando sabedoria, peça a Deus". Então pedi, não para ser um sábio nem erudito, mas para entender o que estava lendo, para saber botar em prática o estilo de vida que a bíblia oferece.

Um termo em particular, do qual Jesus usou durante uma conversa com um homem chamado Nicodemos, me chamou a atenção faz pouco tempo.

Jesus disse: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

E comecei a pensar sobre esse termo, "nascer de novo". À primeira vista parece algo muito óbvio, mas se fosse, Nicodemos e eu teríamos entendido.

--------
Toda vez que observo uma criança de colo choro, choro de emoção, é muito lindo, é muito delicado, penso: Meu Deus Criador, olha ali, é um ser humano que está aprendendo a ser humano.

Bingo!

Prestando atenção em uma criança de colo, comecei a entender o que é "nascer de novo". Vejamos, uma criança de colo não sabe de nada, tudo é novo. Enquanto uma criança coloca os dedos na boca deve de estar, no seu pequeno entendimento, pensando:
- para que servem essas coisas? Nossa, quantos iguais! Olha dá para mexer todos! Para que servem? Dedos? Esse o é nome deles? Olha só, dá para segurar coisas com eles!

Fico tentando imaginar, se os pensamentos de uma criança de colo pudessem ser traduzidos em palavras, quais seriam as grandes perguntas filosóficas que assombrariam sua pequena mente.

- Como que se faz para "andar"? Também quero, parece legal! Imagine os lugares que conseguirei ir!

Ou quando uma criança começa a descobrir o sabor das coisas.

- WOW! vocês chamam isso do que mesmo? Chocolate? Eu coloco os dedos na boca, e não sinto nada, mas quando coloco esse tal de chocolate na boca alguma coisa acontece, tenho uma sensação ótima!

Imagine todas as dúvidas cruéis que uma criança de colo teria, se pudesse pensar como adulto, sobre as imagens, sons e sensações.

Com essa figura é que comecei a entender o que se passa no processo de "nascer de novo".

Como uma criança, tenho que redescobrir o mundo ao meu redor e reaprender todas as coisas.

Afinal, é o que Jesus disse: ...precisa nascer de novo. Precisa aprender tudo de novo. Nasceu uma vez, aprendeu a ser gente do jeito errado, agora precisa nascer de novo, e reaprender a ser gente, dessa vez do jeito certo. Precisa reaprender a usar o corpo. Reaprender para o que servem os braços; não foram feitos para agredir o próximo, mas antes, abraçá-lo; não foram criados para impureza, mas sim para que através do esforço deles, você conheça o Deus Pai, o único.
Precisa reaprender a usar os olhos, não é qualquer coisa que pode entrar neles não, porque se isso acontecer, as consequências psicológicas serão devastadoras, podem te escravizar com imundícias e desrespeitos, podem fazer com que o teu corpo morra aos poucos; não foram criados para contemplar a morte, e sim a vida.
Precisa reaprender a usar os ouvidos; use-os para escutar o teu irmão que chora, e chore com ele; usa para escutar os sons de Deus; pare de enfiar por ele conteúdo que te aliene.
Precisa reaprender para que serve a boca, não é para afrontar o Criador, nem ofender os que merecem a morte; não é para servir como órgão genital nem portador de imundícias; escute filhinhos, vocês precisam aprender que a boca serve para bendizer o próximo e louvar a Deus; serve para degustar os alimentos que Deus criou para serem desfrutados; serve para cantar e abençoar os irmãos; serve para falar dos tesouros e dos mistérios de Deus; serve para promover a comunhão.
Precisa reaprender a usar a mente, não é para assassinar nem estuprar ninguém mentalmente; não serve para abrigar demônios nem doutrinas perversas que levam o homem ao inferno; não serve como depósito de prostituições, nem vitrola de vozes demoníacas; não serve para abrigar sentimentos de ódio e amargura; não serve para moradia de pensamentos vaidosos e egocêntricos; antes serve como um meio de comunicação entre vocês e Deus, vocês devem entender que só vocês, raça humana, são privilegiados e têm o dom do raciocínio lógico, que vos foi dado para que percebessem Deus nas coisas que foram criadas, e se comunicar com Ele.
Vocês tem um corpo e uma alma e precisam reaprender a usá-los, e só então, quando permitirem que Eu habite em vocês e mude cada um em sua essência, tornando-vos uma nova criatura, convertendo-vos o coração, só então poderão ver o reino de Deus.

"Nascer de novo" é reaprender a ser humano. "Nascer de novo" é ter uma mente renovada e um corpo reeducado por Cristo Jesus. "Nascer de novo" é ter um ser novo colocado dentro de si. "Nascer de novo" é nascer de novo, e isso, só Jesus consegue, você pode tentar mudar o seu jeito de ser a vida toda, o máximo que conseguirá são hábitos novos, mas uma vida completamente transformada e apaziguada, só com intervenção divina.

Agora tenho uma simples perspectiva do que é nascer de novo, mas o versículo continua, e diz:...quem não nascer de novo, não verá o reino de Deus.
É necessário nascer de novo, se não, não é possível ver o reino de Deus, mas por quê? Porque do jeito que está, está podre, e o céu não é lata de lixo, não é qualquer um que entra na presença de Deus, só gente lavada por Jesus. Se qualquer um entrasse no céu, o paraíso logo viraria o planeta terra: cheio de gente de teimosa e podre, por isso Jesus disse, "pra entrar na casa de meu Pai, precisa ser alguém novo".

Graças a Jesus Cristo que me fez nascer de novo. Não sou santo, na verdade, longe disso, mas sou perdoado e renovado. Quem me conhece sabe que a minha vida mudou, e MUITO, não por esforço meu, mas porque tive um encontro verdadeiro com Jesus e aceitei segui-lo.

------------------

Aos meus familiares e amigos queridos, a minha oração é que todos vocês desejem ter um encontro sério e genuíno com Jesus Cristo, espero que um dia vocês todos entendam que todos nós, sem Jesus Cristo, sem a fonte da vida, aos olhos de Deus, somos todos homicidas, pervertidos e loucos praticando a autodestruição. Oro para que todos não achem de si mesmos o que não são, mas que entendam que são o que são, e por isso precisam do perdão de Deus, pois o que nós merecemos amados meus, é a morte, pois a nossa rebeldia nos mantém afastados de Deus, mas a Sua misericórdia (em outras palavras: a pena que Ele sente por nossa miséria) é grande, e atingiu todos os seres humanos, pois Ele mesmo pagou o preço do nosso crime, Ele mesmo se entregou à morte, colocando o futuro do universo, e tudo que há, tanto celestial quanto terreno, em risco de destruição por nossa causa. Eu oro para que todos entendam que Jesus nos amou, porque decidiu, pois não merecemos amor algum. Eu oro para que todos entendam que um dia vão morrer, e peço a vocês que não endureçam seus corações, não rejeitem a vida, não rejeitem a Jesus Cristo, mas busquem Ele de todo coração, eu oro para que no "céu/paraíso/descanso eterno" eu possa abraçar cada um de vocês e dizer: que bom que você está aqui comigo!

Grande beijo e abraço para todos aqueles que amo tanto, e que fazem parte da minha curta vida terrena, por causa de Jesus, eu posso dizer, eu os amo e muito!

Quero deixar essa pergunta com vocês: E se você morresse hoje, você estaria pronto para assumir a responsabilidade das suas escolhas?

Com amor e preocupação, Guilherme Adriano

Comentários

L.P.Faustini disse…
Opa, estou adicionando este blog nos meus favoritos e na minha lista de blogs que acompanho. Estarei comentando frequentemente. Parabéns pelo blog. Visite o meu também.

Saudações
LP Faustini
Mike disse…
Uma vez enquanto eu assistia uma aula de sociologia, acabei entendendo uma passagem bíblica mais claramente a partir de uma teoria de Kant, que dizia,(usando minhas palavras e uma explicação mais pobre), que a verdade não existe, apenas perspectivas dos fatos, ou seja, todo conhecimento que pudessemos chegar estaria contaminado, não poderiamos sair do mundo e olhar as coisas de fora, tendo assim, uma visão clara e imparcial, como acreditavam muitos filósofos, pelo uso da razão direcionada corretamente. Então me lembrei da passagem no evangelho de João, onde são colocados em contraste as pessoas da terra e do céu, e compreendi que aquele que é do céu e vem do alto está acima de todos e testifica o que tem visto e ouvido, e isso faz justamente toda a diferença, porque ele é o único capaz de trazer a verdade, estando fora do mundo e vendo as coisas claramente do ponto de vista de Deus, essa é a revelação, que é superior a razão, que apenas tira seu conhecimento das leis deste mundo e com uma perspectiva contaminada.
Um dos grandes desafios para todo aquele que quer seguir Jesus é negar a si mesmo, aquilo que o constitui, como: Instintos, vontades, desejos e a razão, para aceitar a pura revelação de Deus, trazida a nós do céu pelo Senhor Jesus! Não é um desafio fácil e muitos caem nessa parte.

Abraço e que Deus te abençoe