Cristão analfabeto



Lembro-me de um pastor dizendo, “Todo cristão deveria sempre andar com a sua Bíblia debaixo do braço, pois ela é a sua espada; assim quando o diabo atacar você terá com o que se defender”. Então quer dizer que quando o diabo atacar, você vai jogar a Bíblia nele? Vai bater nele com as Escrituras? Não é isso que o pastor quis dizer, eu sei, mas é isso que muitos cristãos entenderam. Não tenha a sua Bíblia debaixo do braço, tenha-a na sua cabeça. De que adianta ter um livro e não saber o seu conteúdo. Fechada a Bíblia é só mais um livro. Aberta também. Quando apenas lida, não muda muita coisa; mas quando vivida, é a palavra de Deus.

Muitos cristãos tratam as Escrituras como um amuleto da sorte: basta ter uma e tudo estará bem. Mas Bíblia não é pé de coelho; sozinha Ela não carrega poder mágico nenhum. O diabo não tem medo dEla, aliás, ele tem as Escrituras decoradas de cor e salteado. Lembra de quando Jesus foi tentado no deserto? Satanás usou as Escrituras para tentá-lo. Ele as conhece e as tem memorizado.

Não adianta ter uma Bíblia na estante, nem debaixo do braço, nem na bolsa nem muito menos aberta encima da estante da sala, a única maneira que a Bíblia é eficaz é se estiver na sua mente e no seu coração. Do que adianta ter uma Bíblia e não saber o seu conteúdo? Do que adianta ter uma espada e não saber usá-la?

Há uma piada muito verdadeira: A Bíblia do católico tem cheiro de pó e a do crente de sovaco. Infelizmente a Bíblia de muitos é assim; até sai da estante, mas acaba parando no sovaco. Outra historinha contada é a de um menino que chegou para sua mãe com a Bíblia da casa em mãos e perguntou, “Mãe, esse é o livro de Deus?”, e a mãe respondeu, “Sim meu filho”, então o menino pergunta “Já que não usamos, por que não devolvemos?”.

Por favor, leiam a Bíblia gente. Lembre-se “dos de Beréia”, eles “checavam as escrituras para saber se de fato as coisas eram assim” e por isso foram chamados de “nobres”. Não deixe o pastor pensar por você. Pense por si mesmo! Por que você depende da interpretação do seu líder? Interprete a Bíblia você mesmo! Estude, pesquise, duvide, questione, dedique-se ao conhecimento das Escrituras, peça a Deus abrir o seu entendimento. Está escrito que “quem pedir entendimento Deus o dará”. Você não precisa ser um teólogo para interpretá-la nem filósofo para entendê-la, apenas precisa ser humilde para aceita-la e ter vontade de entendê-la.

“O povo erra porque não conhece as escrituras” Deus disse. Pior preguiçoso é aquele que tem preguiça de pensar. Uma mente preguiçosa é mais danosa do que um corpo mole. Não conheça coisas a respeito da Bíblia, conheça a Bíblia.

Deixe-me contar o que aconteceu comigo há não muito tempo atrás: Fui convidado para ir a uma igreja batista aqui da minha cidade. “Pois bem” disse, “vamos lá então”. Quando chegamos, o culto já tinha começado. Depois do insuportável “louvor” que durou uns bons 15-20 minutos, oramos e então a pregação começou. Admito, foi boa. Não houve nada de errado com o sermão e o pastor transmitiu uma sinceridade muito grande ao pregar; todos pareciam estar fazendo aquilo de boa intenção. Não houve manipulação emocional com músicas de fundo durante a pregação nem petição de dízimos e ofertas. Realmente estava gostando do culto, quando de repente...o povo é chamado para frente para orar por causas específicas. Ora, eu estava visitando e não tinha nenhuma causa específica, portanto fiquei sentado no meu lugar. Todos, literalmente, todos da igreja foram à frente exceto eu e minha prima. Apesar da insistência daqueles que nos convidaram, decidimos permanecer sentados. A oração então começa. Percebi que de vez em quando o meu olhar se cruzava com o do pastor orando. De repente lá pelas tantas ele soltou “descantares labachurias toleláá...”. Minha cara caiu. Uma hora de pregação boa para chegar no final e dar uma dessas? Orar em línguas sem ninguém para interpretar? Se as pessoas conhecem o que a Bíblia diz a respeito de orar em línguas, no mesmo instante perceberiam que havia algo de errado com aquela cena (ridícula). Mas não acaba aí; a oração continua, e eu já descreditando muito do que havia sido dito antes, quando de repente, durante a oração, o pastor me olha de canto de olho e diz “eu repreendo todo espírito de incredulidade que há aqui hoje”. Na mesma hora eu entendi que era um recado para mim, que de fato, não estava crendo em nada daquilo. Finalmente a oração termina e todos voltam ao seu lugar. Quando eu achava que tinha visto o bastante, o inacreditável aconteceu. O pastor olhou fixamente para mim do púlpito, abriu um sorriso e disse: “Você!”. “Pronto” eu pensei, “o que mais?”. Ele então desce do púlpito com o microfone na mão e vem andando em minha direção com um sorriso. Ao chegar na minha frente ele diz “Deus me disse que você voltará para Ele”. Não sabendo como reagir, eu simplesmente sorria e balançava a cabeça enquanto ele falava e segurava minha mão. “Deus me disse que você vai voltar para Ele”. Ele disse mais coisas, mas essa é a única que me lembro de certeza. Depois dessa “bola fora” dele, ele se vira para minha prima e diz “E você, Deus vai lhe dar o poder de perdoar e esquecer”. Agora, qualquer um que já leu a Bíblia, sabe o quão perigoso é dizer “Deus me disse...”, porque se a frase que a seguir não for verdadeira, então fica comprovado que tal pessoa é um falso mestre. De acordo com a Bíblia, se a pessoa disser “Deus me disse tal e tal” e esse “tal e tal” não for verdadeiro, então sabemos que a mensagem que essa pessoa traz não é de Deus. Aquele pastor disse que “eu voltaria a Deus”. Mas eu não estava longe dEle. Aquele pastor disse à minha prima “Deus dará o poder de perdoar e esquecer”, mas ela não estava passando por situação nenhuma que precisasse de tal coisa.

Essa mania chata que pastor tem de querer ficar dando profecia para todo mundo! Será que eles não conseguem ficar de boca fechada? Está escrito que “até o tolo pode se passar por sábio se ficar de boca calada”. Será que o “auê” é tão grande e o ego vai tão alto, que para se sentirem usados por Deus eles precisam manifestar alguma forma de sobre-naturalidade? A Bíblia já não é o bastante para mandar recados de Deus para o povo? Por que não ficar somente naquilo que é Bíblico? Mas aquele pastor não se aguentou. Teve que falar besteira e provar, para aqueles que leem a Bíblia, que ele realmente não estava recebendo uma mensagem de Deus.

Mas a história não acaba por aqui. Ao sair da igreja ele se pôs de pé ao lado da porta para cumprimentar os que saiam. Quando chegou a minha vez de cumprimentá-lo e dar um aperto de mão, ele segurou a minha mão com força, me olhou nos olhos e disse “Sabe, a vida não é só isso...”, e antes de ele continuar com o sermão eu decidi cortá-lo e dizer que eu já era cristão há uns anos e não estava perdido, eu disse, “Mas pastor, eu sou convertido há 3-4 anos e tenho um ministério de evangelização”. Quando eu disse isso, sua cara caiu; ele ficou alguns segundos me encarando sem saber o que dizer, e então diz, “Mas agora só te falta uma coisa: vai e evangeliza os teus parentes”. Eu queria ter dito “Mas pastor, minha mãe é convertida já, meus primos estão se convertendo...o resto está a caminho de conversão; eu já preguei para eles”, mas deixei para lá, não quis humilhá-lo mais uma vez na frente de todos.

Não é incrível? Uma, duas, três mancadas e ele não estava satisfeito! Ele queria de alguma forma mostrar que a mensagem que ele tinha recebido era da parte de Deus. Mas não era. De duas uma: ou Deus errou, ou o pastor inventou o recado. Acho que todos nós sabemos a resposta. Quem lê a Bíblia sabe que gente que faz isso não vem da parte de Deus. Deus não precisa ficar mandando recados pessoais como se fossem recados de Orkut. Ele tem um livro, e lá está tudo escrito. Deus não tem mil vontades e mil planos para cada indivíduo, Deus tem um plano e uma vontade para todos os seres humanos: que se arrependam e creiam. O que passa disso, Paulo disse, é anátema. Quando Deus precisa mandar recados específicos para uma pessoa em particular, creia-me, será bem específico e será certo! Agora há coisa mais genérica do que “...você voltará para Deus” e “Ele te dará poder para perdoar e esquecer”. Por favor. Acho que se Deus quisesse me dizer algo específico Ele teria usado termos um pouco mais específicos. Talvez me chamado pelo nome? Que tal? Seria um bom começo.

Vocês percebem quão sério é o que esse homem fez? Não porque ele me envergonhou nem porque me chateou. Não! Mas porque ele disse “Deus me disse”, “Deus me disse!”. Ele colocou palavras na boca de Deus. Se ele é capaz de dizer uma besteira dessas, então do que mais ele não seria capaz? Se ele pelo menos tivesse dito “Eu acho que Deus está me dizendo...”, mas não! Ele disse “Deus me disse”. É por coisas assim que a igreja virou um circo.

Eu me impressiono com esse deus dos evangélicos, pois como fala hein!? Fala mais do que na época dos apóstolos. Esse deus nem precisa mais de Bíblia, de oração, de devoção de estudo...que nada; agora ele manda mensagens particulares.

Não irmãos, não! Deus não está brincando de mandar scrap. O que Deus disse, Ele disse e está dito. Não muda. Não há mensagens novas. Não há recados novos. O que o ser humano precisa saber está escrito; já foi dito, agora cabe a nós crermos e praticarmos. Se por acaso Deus precisar mandar uma mensagem específica, Ele mandará, mas quando isso acontecer, creia-me, todos saberão que realmente foi Ele.

Bíblia não é amuleto da sorte nem repelente de demônios. Bíblia é para ser estudada, crida e praticada. Aproxime-se das Escrituras com uma mente aberta, um coração receptivo e uma atitude humilde e creio que você entenderá a sua mensagem.

Guilherme Adriano

Comentários