Não creio na IURD


Não se julga uma filosofia ou doutrina pelos abusos cometidos em seu nome, disse Agostinho. Conhece-se a árvore pelo fruto, disse Jesus. Então, caro não-crente, não vamos pensar que Jesus ou o próprio cristianismo tenha algo a ver com o Edir Macedo e sua safadeza. 

Não chamo a Universal de hospício por não gostar de seus seguidores ou não me agradar de seus cultos. Não é o caso. O problema não é com os seguidores, mas com seus respectivos líderes, pastores e fundadores. O problema é que eu acredito na Bíblia e me confesso Cristão e o Edir Macedo também. Nós temos algo em comum, dividimos o mesmo título e, supostamente, adoramos o mesmo nome. E isso é um problema! Claramente um de nós está enganado - ou na pior das hipóteses, enganando. Se o Edir estiver certo a respeito do Evangelho, então estou estúpida e completamente errado. Mas se estiver certo, o Edir está absurdamente equivocado. 

O que Jesus disse e o que o Macedo diz são coisas que se anulam. Ou Jesus está certo e o Macedo errado, ou o Macedo está certo e Jesus está errado. Eles não estão falando a mesma língua. De bíblico, na verdade, essa denominação só tem os adjetivos dados a falsos mestres: enganadores, devoradores, gananciosos, comerciantes de almas, etc. 

A Igreja Universal não faz parte da Igreja de Jesus pelo simples fato de suas práticas contradizerem não só os ensinos e estilo de vida de Jesus, mas também todo o cristianismo histórico. Ela sim usa a Bíblia para pregar o que prega, no entanto não prega o que a Bíblia prega. 

Não vou entrar em discussões sobre a teologia da prosperidade ou nenhuma de suas doutrinas sobre demônios, há quem já expos isso tudo, quero tratar de um assunto mais central: o que o Evangelho tem a ver com isso tudo que o Macedo inventa?

A resposta é nada, ponto. 

Como todo lobo cristão, as doutrinas macedianas são salpicadas com um pouco de verdade para cheirar à Bíblia, mas são feitas de lodo místico e psicologia barata. O intuito delas é mexer com o coração do fiel para esse mexer no bolso e doar tudo. 

Você não acha interessante tudo custar e muito? Promessa custa, milagre custa, bênção custa, amuletos custam, ser membro custa, pregações custam, tudo custa - até acreditar no Macedo custa sua inteligência! É duro acreditar que o Deus da vida eterna e Pai de Jesus trabalha com a barganha da IURD e administra e dispensa Seu Poder por meio de terceiros tão tacanhas. 

O Macedo se tornou o espantalho que ele mesmo tanto criticava do catolicismo: hoje, é ele que prega uma salvação ligada apenas à sua igreja e a graça dispensada através de seu intermédio. Ele exerce sobre sua igreja o mesmo papel que o papa exerce sobre o catolicismo. 

Mas não adianta, não dá para abrir os olhos de quem não quer ver, você vai apenas machucar a pessoa de olhos fechados e se incomodar muito. Não jogue pérolas para porcos, Jesus disse. Acho que isso significa que dar verdade a quem não a ama é apenas dar mais material para má interpretação. Não vou mais jogar sal na comida de quem não gosta de sal. Não vou tentar acender a luz de quem quer ficar no escuro. Tentei muitas vezes conversar com macedianos, não terminou bem. Aprendi que culto de personalidade não se discute, apenas se evita e se estuda de longe. E a IURD é isso, é um culto de personalidade. O foco da igreja nunca foi Jesus, sempre foi o que o Macedo teve para dizer e prometer em nome de Jesus. 

Ainda há o agravante de que nem todos aqueles que estão sob do Macedo são suas vítimas. Não, não. Muitos são cúmplices. Estão lá porque querem estar lá, voltam para lá todos os domingos porque gostam da mensagem que escutam, sentem-se atraídos pelas promessas e se entregam ao esquema. Lembre-se também de que cada um é tentado pela sua cobiça. Não adianta oferecer dinheiro para quem quer perdão, e também não adianta oferecer perdão para quem quer dinheiro. Quem quer ser rico vai atrás de quem promete riquezas e quem quer aprender o que Jesus ensina vai atrás de quem assim ensina. Lembra que "cercar-se-ão de mestres segundo sua própria cobiça”? Ali não tem só vítima sendo explorada, também tem cúmplice, gente que quer comprar graça divina porque esse papo de arrependimento e mudança de vida é sofrido demais, pagar custa menos. Muita gente que se sente bem ali dentro não se sentiria bem na presença de um mestre que manda esvaziar-se de si e de tudo e amar inimigos. 

Lembra do que aconteceu quando Jesus estava andando no meio da multidão e aquela mulher lhe tocou as vestes? 

Vamos lembrar a cena de Lucas 8.42-48:

Enquanto Jesus estava indo curar a filha de Jairo, uma multidão o apertava e comprimia, e de repente, uma mulher veio por detrás de Jesus e tocou-lhe, e Jesus então para e pergunta: “quem me tocou?”, e os discípulos dizem, “Mestre como assim quem te tocou?, as multidões te apertam e te oprimem e tu perguntas: Quem me tocou? Todos estão te tocando e tu perguntas Quem te tocou?. “Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.” 

Quer dizer que em meio de uma multidão de gente gritando “Jesus, Jesus, Jesus!”, de empurra-empurra, de dezenas de mãos puxando, Ele sentiu um toque sincero! Dentre vários toques, Ele percebeu um que foi sincero e o respondeu. Moral da história: Aqueles que vão com a galera no oba-oba da fé, Jesus escuta, mas não dá ouvidos. Porém mesmo no meio do agito, se houver um que estiver buscando com sinceridade, Ele diz, “Alguém me tocou”, e responde.

Como todo bom cristão, acredito que quando há sinceridade na petição em meio ao rebanho macediano, Deus honra o irmãozinho e tira ele de lá. Jesus reconhece toque sincero. 

Não vamos zombar daquele que foi enganado nem rir da ignorância de ninguém porque ninguém precisa disso. O povo precisa do seu amor e paciência. 

No fim do dia, cada um oferece sacrifícios e ofertas para o Deus em que crê. O meu Deus não pede dinheiro.

Os seguidores da IURD não precisam de mais críticas e bofetadas, eles precisam de alguém com uma paciência de elefante que explique para eles, desde o começo, o que realmente é o Evangelho - esteja disposto, fazer isso cansa 

Guilherme Adriano

Comentários

Anônimo disse…
OLHA EU VEJO MUITA INVEJA EM VOCÊS
IRMAUS EU DIGO SOU DA IURD LA ME ENSINAM A RESPEITO DA SALVACAO E NÃO ACEITAR UMA VIDA DERROTADA AGENTE TEM SACRIFICIOS ENTREGA DE CORPO ALMA E ESPIRITO VOCES MUITA IPOCRESIA
Obrigado pelo comentário, irmão, mas o seu comentário já deixou claro que tipo de evangelho eles pregam, "vida derrotada jamais", "sacrifícios" para bençãos"; enfim, é disso mesmo que falava.

Irmão, sugiro que assistas a esse vídeo e medite:
http://www.youtube.com/watch?v=1dRnRTSOTFw

Não defenda o fruto pobre, irmão.